A Guardia Civil espanhola apreendeu 26 quilogramas de cocaína, camuflada em selas de montar a cavalo, no Aeroporto de Barcelona, e deteve cinco pessoas suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso.
Num comunicado esta semana divulgado, a força explicou que a apreensão decorreu no âmbito da 'Operação Equitem'. A droga "estava camuflada de forma muito sofisticada, fazendo parte do enchimento de seis selas, e cujo valor no mercado ilícito atinge os 600.000 euros".
A investigação explica a Guardia Civil, teve início em novembro do ano passado, "quando foram detetados vários pacotes de cocaína provenientes de Medellín (Colômbia) e destinados às localidades de Alcañiz e Valdealgorfa (Teruel)".
As investigações conduziram os agentes ao aeroporto de El Prat, em Barcelona, "onde foram detetados dois pacotes contendo seis selas, no interior das quais estava escondida uma quantidade significativa de cocaína".
A cocaína foi "quimicamente tratada para fazer parte do enchimento" das selas. Depois, o objetivo era extrair também "quimicamente a droga" para a vender no mercado ilícito.
"A operação resultou na detenção de um total de cinco cidadãos espanhóis nas localidades de Alcañiz e Valdealgorfa, com o que a Guardia Civil considera que este grupo criminoso foi desmantelado", lê-se.
Todos os detidos ficaram em prisão preventiva.
Leia Também: Enfermeiras protegem recém-nascidos de sismo em maternidade chinesa. Veja