Uma família que ficou presa nos escombros de um edifício que colapsou em Mandalay, Myanmar, após o sismo de sexta-feira, registou, através de vídeos, os momentos que viveram debaixo dos destroços.
Duas raparigas de 13 e 16 anos e a avó passaram várias horas rodeadas por destroços, depois de terem tentado fugir pelas escadas de emergência do sexto andar do apartamento que ruiu, noticia a Sky News.
Inicialmente, o pai das jovens acreditava que as três estariam mortas e apelou nas redes sociais para que fossem encontrados os seus corpos.
Mais tarde, escreveu que as filhas decidiram gravar vídeos porque pensaram que se elas a e avô morressem, os seus telemóveis poderiam ser encontrados. Assim, "o pai e a mãe poderiam vê-las".
Uma equipa de resgate encontrou as dois jovens e a avó dos escombros e fez uma pequena abertura para que lhes pudesse chegar água e, posteriormente, as meninas foram resgatadas. Já avó, uma senhora de 75 anos e que se encontrava com dificuldades em respirar, foi resgatada um pouco mais tarde, uma vez que a equipa de resgate precisou de abrir um buraco maior.
"Estou muito agradecido à minha mãe e às minhas duas filhas por suportarem este acontecimento com espíritos tão fortes", escreveu o pai na publicação de Facebook, onde é também possível ver os vários vídeos e fotos.
De recordar que o último balanço feito pela junta militar de Myanmar dá conta de que o número de mortos subiu para 2.056. Há 3.900 pessoas feridas e 270 desaparecidos.
As equipas de resgate nacionais e internacionais estão numa luta contra o tempo para tentar salvar mais vidas nas áreas afetadas pelo terramoto.
A junta de Myanmar declarou hoje uma semana de luto nacional após o forte terremoto de sexta-feira na antiga Birmânia e na vizinha Tailândia.
Leia Também: Mais de 2.000 mortos em Myanmar e 3 pessoas resgatadas (incluindo menor)