As autoridades locais de Birmingham, no Reino Unido, declararam, esta segunda-feira, um alerta que lhes vai permitir 'limpar' as toneladas de lixo que estão nas ruas da cidade.
De acordo com a Sky News, uma greve que começou a 11 de março está a deixar as ruas da cidade inglesa com cerca de 17 mil toneladas de resíduos para recolha.
A Câmara Municipal da cidade declarou esta segunda-feira que este era um passo "lamentável", mas necessário para que se consiga ativar mais meios para limpeza, assim como 'chamar' trabalhadores de outras cidades inglesas para que se possa fazer limpeza na zona.
Note-se que em causa está uma greve no âmbito da qual os trabalhadores reivindicam melhores salários, depois de alguns terem sofrido cortes. A situação levou também a alguma diminuição de trabalhadores, situação que desde janeiro tem impactado a recolha do lixo.
"Respeito o direito à greve e ao protesto, mas as ações nos piquetes de greve devem ser legais e, infelizmente, o comportamento de alguns significa que estamos a assistir a um impacto significativo nos residentes e no ambiente da cidade”, explicou um dos responsáveis autárquicos, John Cotton.
Já um outro responsável, Jim McMahon, apontou que a situação está a causar "disrupção" para os residentes locais e que se está a gerar uma "situação de risco na saúde pública para aqueles que são mais vulneráveis".
O Unite, sindicato que protege os trabalhadores, refere, segundo a Sky News, que a situação só vai alterar-se se os cortes salariais nos salários dos funcionários forem revertidos.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Ministra pede aos portugueses para produzirem menos lixo e reciclarem mais