O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou, esta terça-feira, que a Rússia enfrentará "altos níveis de impostos, tarifas e sanções" se o presidente Vladimir Putin não acabar com a guerra "ridícula" na Ucrânia.
Numa publicação na sua rede social, a Truth Social, Trump refere que não está a "tentar prejudicar a Rússia", mas deixou um alerta a Putin.
"Adoro o povo russo e sempre tive uma ótima relação com o presidente Putin", realçou. "Dito isto, vou fazer à Rússia, cuja economia está a falhar, e ao presidente Putin, um grande favor. Resolvam agora e acabem com esta guerra ridícula", declarou.
Segundo Trump, "a situação só vai piorar". "Se não chegarmos a um 'acordo', e em breve, não tenho outra alternativa senão aplicar elevados níveis de impostos, tarifas e sanções a tudo o que for vendido pela Rússia aos Estados Unidos e a vários outros países participantes", avisou.
Apesar de Trump não ter especificado que países podem ser sancionados, a China, o Irão e a Coreia do Norte --- que já estão sujeitos a restrições comerciais por parte dos EUA --- são os que mais têm apoiado a Rússia, com remessas de equipamento militar ou apoio diplomático em organizações internacionais.
Desta forma, reiterou os apelos para que a guerra chegue ao fim.
"Vamos acabar com esta guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente! Podemos fazê-lo da maneira fácil ou da maneira difícil - e a maneira fácil é sempre melhor. É altura de 'fazer um acordo'. Nãos e devem perder mais vidas", rematou.
Apesar da ameaça de tarifas contra a Rússia, o comércio entre os dois países já tinha sido severamente limitado desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Na sequência da invasão russa da Ucrânia, os Estados Unidos impuseram inúmeras sanções contra a Rússia, incluindo restrições ao setor petrolífero e aos principais bancos russos, com o objetivo de isolar Moscovo do sistema financeiro internacional baseado no dólar.
De acordo com os mais recentes dados disponibilizados pelas autoridades norte-americanas, o comércio de bens e serviços entre os Estados Unidos e a Rússia em 2022 atingiu um total estimado de 20 mil milhões de dólares (cerca de 19 mil milhões de euros).
Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas, embora nunca tenha detalhado como o faria.
Contudo, Keith Kellogg, o enviado especial de Trump para a Ucrânia e a Rússia, reduziu recentemente as expectativas, numa entrevista à cadeia televisiva Fox News, falando num período de 100 dias para negociar a paz.
Leia Também: "Fascinante". Alfaiate revela como é o filho mais novo de Donald Trump