Líbano assume controlo de localidade após saída de soldados israelitas

O exército libanês anunciou hoje que se posicionou em vários pontos da cidade de Kfar Shouba, no sul do Líbano, depois de as tropas israelitas se terem retirado da área como parte do acordo de cessar-fogo, que expira no domingo.

Notícia

© Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images

Lusa
22/01/2025 19:54 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Num comunicado, o exército libanês indicou que as suas unidades "completaram" o destacamento na cidade fronteiriça em coordenação com o comité de monitorização do cessar-fogo, liderado pelos Estados Unidos e pela missão de manutenção da paz da ONU no Líbano (FINUL).

 

A poucos dias do fim do período de validade do acordo, as forças israelitas continuam presentes em várias zonas do território libanês no âmbito da invasão que lançaram a 01 de outubro e continuam a detonar regularmente habitações locais, segundo a Agência Nacional de Notícias (ANN).

Neste contexto, na sua nota, o exército libanês apelou à população para que se mantenha afastada das zonas de onde o "inimigo" irá retirar-se até que a sua presença seja totalmente substituída por unidades militares libanesas, que poderão então desminar a zona e remover quaisquer vestígios israelitas.

A FINUL confirmou hoje na conta da instituição na rede social X que estava a apoiar o destacamento de tropas libanesas em Kfar Shouba "após a retirada das forças israelitas", em conformidade com a resolução do Conselho de Segurança da ONU que pôs fim à guerra anterior, em 2006, e em que se baseia também o novo acordo de cessar-fogo.

O texto da trégua, que expira no domingo e que deverá ser renovado por mais 60 dias, prevê a retirada total das tropas israelitas do território libanês, bem como a saída do grupo xiita Hezbollah da faixa fronteiriça e o reforço do exército libanês.

O pacto entrou em vigor em 27 de novembro, pondo termo a mais de dois meses de uma intensa campanha aérea israelita contra o Líbano e a mais de um ano de conflito entre o Estado judeu e o Hezbollah.

Leia Também: Três capacetes azuis feridos numa explosão no Líbano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas