Nova Deli, 22 jan 2025 (Lusa) - Onze pessoas morreram quando um falso alarme de incêndio as fez sair em pânico do comboio em que seguiam, no estado indiano de Maharashtra, para uma linha adjacente, onde foram atropeladas por outro comboio, indicaram hoje fontes oficiais.
Os passageiros de um comboio expresso com destino ao estado de Maharashtra, no oeste da Índia, o Pushpak Express, acionaram o travão de emergência devido a um rumor de incêndio a bordo. No entanto, os serviços ferroviários afirmaram que as primeiras informações sugerem que as faíscas podem ter sido provocadas por um "eixo sobreaquecido" ou por uma "travagem excessiva" numa das carruagens.
No pânico que se seguiu, alguns passageiros saltaram para os carris. O comboio Karnataka Express, que se dirigia da cidade de Bangalore para Deli, atropelou os passageiros que tinham saído do Pushpak Express, declarou o diretor do Departamento de Informação do Conselho dos Caminhos-de-Ferro, Dilip Kumar, à comunicação social.
O ministro regional de Maharashtra, Gulabrao Patil, confirmou numa declaração em vídeo que, em resultado do incidente, pelo menos 11 pessoas morreram e outras quatro ficaram gravemente feridas, acrescentando que este número poderá ainda aumentar.
Imagens divulgadas pelos canais de televisão do local do acidente mostram corpos estendidos ao longo das linhas e alguns sobreviventes visivelmente feridos.
O chefe do Governo do estado de Maharashtra, Devendra Fadnavis, expressou pesar e confirmou que o Governo estadual está a prestar toda a assistência necessária.
"A perda de vidas no infeliz incidente ocorrido perto de Pachora, no distrito de Jalgaon, é profundamente angustiante. Expresso as minhas condolências às famílias dos falecidos", publicou Fadnavis na rede social X (antigo Twitter).
Leia Também: Circulação de comboio suspensa entre Tua e Pocinho na Linha do Douro