O incidente ocorreu na quarta-feira à noite, na cidade de Tirupati, no estado de Andhra Pradesh (sul), quando grandes multidões se reuniram nos balcões de distribuição de bilhetes antes do Vaikunta Dwara Darshanam, um evento de dez dias que começa a 10 de janeiro.
O Tirumala Tirupati Devasthanams (TTD), o fundo que gere o templo, montou balcões especiais em vários locais, incluindo uma escola secundária, para distribuir fichas para o festival, informou o jornal The Indian Express.
Milhares de devotos começaram a formar fila na manhã de quarta-feira e, à tarde, a multidão começou a acotovelar-se.
VIDEO | Andhra Pradesh: Four devotees, including three women, died and several more were injured in a stampede on Wednesday night as hundreds of them jostled for tickets for Vaikunta Dwara Darshanam at Lord Venkateswara Swamy temple on Tirumala Hills.
— Press Trust of India (@PTI_News) January 8, 2025
(Source: Third Party)… pic.twitter.com/gfsNhMhFu3
De acordo com o presidente do TTD, B.R. Naidu, a debandada começou quando foi aberta uma porta para ajudar uma mulher que se encontrava doente.
A abertura repentina fez com que a multidão, já densa, avançasse, resultando numa debandada.
O primeiro-ministro do estado de Andhra Pradesh, N. Chandrababu Naidu, expressou as condolências na rede social X, dizendo estar "profundamente chocado" com a tragédia.
Bhanu Prakash, membro do conselho do TTD, pediu desculpa pelo incidente, considerando-o lamentável, de acordo com a agência de notícias indiana PTI, e reconheceu "algumas lacunas" na organização.
Segundo a crença, durante um período específico do ano, é aberta uma entrada especial no templo de Tirumala, que se acredita representar a porta de entrada para Vaikunta (a morada celestial de Vishnu, uma das principais divindades do panteão hindu).
Passar por este portão é como entrar simbolicamente na morada de Vishnu e obter a sua bênção direta, de acordo com a religião hindu
Leia Também: Crianças, fome e debandadas. Em menos de uma semana, morrem 67 na Nigéria