O incêndio florestal que se tem propagado, desde a noite de terça-feira, nos subúrbios de Los Angeles, nos Estados Unidos, levaram o governador do Estado da Califórnia, Gavin Newsom, a declarar o estado de emergência.
Os bombeiros ainda estão a lutar contra o fogo, que tem estado a avançar por uma zona de encosta repleta de casas de celebridades.
"Proclamei o estado de emergência para apoiar as comunidades afetadas pelo incêndio. Residentes do sul da Califórnia: mantenham-se vigilantes, tomem todas as precauções necessárias e sigam as orientações locais de emergência", escreveu Gavin Newsom na rede social X (ex-Twitter).
I’ve proclaimed a state of emergency to support the communities impacted by the #PalisadesFire.
— Governor Newsom (@CAgovernor) January 8, 2025
Southern California residents: stay vigilant, take all necessary precautions, and follow local emergency guidance. pic.twitter.com/ONlIqbpLtW
As autoridades têm dito que o incêndio está a ser alimentado por ventos "destrutivos" e estão a colocar em risco a vida das pessoas que vivem no sul da Califórnia.
Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar para acontecer, com a previsão de que a tempestade de vento se mantenha no sul do Estado da Califórnia durante dias, produzindo rajadas isoladas que podem atingir os 160 quilómetros por hora.
O fogo já levou à à retirada de moradores e ao corte de estradas.
This is by far the craziest video from the fire in Los Angeles. This guy is filming huge walls of fire surrounding a house they're in, and there's another person and a dog. I have no idea why they didn't evacuate or what happened to them. Let's hope they're okay. #PalisadesFire pic.twitter.com/QYtsBSKvdl
— Sia Kordestani (@SiaKordestani) January 8, 2025
O sul da Califórnia não registou mais de 0,25 centímetros de chuva desde o início de maio. Grande parte da região caiu em condições de seca moderada, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Entretanto, no norte, ocorreram várias tempestades torrenciais.
Leia Também: Fogo e vento potencialmente destrutivos forçam evacuações em Los Angeles