Entre presidentes e líderes... assim foi o último adeus a Jimmy Carter

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos chefes de Estado que esteve nos Estados Unidos para assistir ao funeral do antigo presidente.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Mandel NGAN / AFP) (Photo by MANDEL NGAN/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
09/01/2025 18:13 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

O antigo presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prémio Nobel da Paz, Jimmy Carter, morreu no passado dia 29 de dezembro de 2024. As cerimónias fúnebres tiveram início a 4 de janeiro e terminam hoje, dia 9, em Washington.

 

O presidente norte-americano, Joe Biden, declarou a data como dia de luto nacional.

Recorde-se que Jimmy Carter tornou-se presidente dos Estados Unidos, depois de vencer as eleições norte-americanas contra o então presidente Gerald Ford e foi o 39.º presidente dos Estados Unidos, tendo apenas permanecido na Casa Branca por apenas um mandato. 

Venceu o Nobel da Paz, em 2022, depois de ter tido um governação, precisamente, em prol da Paz.

Jimmy Carter, o presidente de um só mandato que foi Nobel da Paz

Jimmy Carter, o presidente de um só mandato que foi Nobel da Paz

O antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, que hoje morreu aos 100 anos, foi um líder de um só mandato (1977-1981), mas alguns não hesitam em apelidar o político democrata como "uma bênção" para o país.

Lusa | 21:27 - 29/12/2024

As cerimónias fúnebres

As cerimónias e homenagens a Jimmy Carter começaram há vários dias. Iniciaram-se na Georgia - estado onde nasceu -, no dia 4 de janeiro.

O cortejo fúnebre, com caixão coberto com a bandeira dos Estados Unidos, começou no Centro Médico Phoebe Sumter, onde ex-agentes do Serviço Secreto que protegeram o falecido Presidente caminhavam ao lado do carro funerário quando este saiu do campus do centro médico.

A família Carter, incluindo os quatro filhos do ex-presidente e muitos netos e bisnetos, acompanharam o seu patriarca numa procissão através da sua cidade natal, Plains, passando pela sua casa de infância.

Cerimónias fúnebres de Jimmy Carter começaram hoje. Veja as imagens

Cerimónias fúnebres de Jimmy Carter começaram hoje. Veja as imagens

As cerimónias e homenagens, que vão durar vários dias, ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (1977-1981), que morreu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos de idade, tiveram início hoje na Geórgia, o estado onde nasceu, no sudeste dos Estados Unidos.

Lusa | 17:24 - 04/01/2025

Depois, seguiu para Atlanta, com paragens do Capitólio da Georgia e no Carter Center - organização sem fins lucrativos que fundou em 1982.

Os restos mortais do prémio Nobel ficaram em câmara ardente no Carter Center, por mais de 60 horas e, no dia 7 de janeiro, o caixão foi transportado, de avião, para Washington DC, onde terminam hoje as cerimónias.

Os cinco presidentes dos Estados Unidos (ainda vivos) no funeral

Joe Biden, Donald Trump, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton estiveram reunidos no funeral de Jimmy Carter. Esta é a primeira vez, desde 2018, que os cinco (atual, futuro e anteriores) presidentes se reúnem, depois do funeral de George H. W. Bush, há seis anos.

Notícias ao Minuto© Chip Somodevilla/Getty Images  

Marcelo Rebelo de Sousa também está em Washington

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha confirmado que iria representar o Estado português no funeral do antigo presidente. Posteriormente, o Parlamento autorizou a viagem do chefe de Estado aos Estados Unidos.

De recordar que Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada pela Presidência da República, destacou "os esforços incansáveis de Jimmy Carter na promoção dos direitos humanos e da paz na cena internacional, temas a que dedicou parte significativa da sua vida após a conclusão da sua presidência e nos anos finais da sua vida" e invocou o "apoio simbólico de Jimmy Carter, e da sua administração, à consolidação democrática em Portugal".

Notícias ao Minuto © MANDEL NGAN/AFP via Getty Images

Estão ainda presentes outros líderes políticos, de vários países, tais como o presidente demissionário do Canadá, Justin Trudeau ou o príncipe Eduardo, em representação do Rei de Inglaterra, Carlos I. Também o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontra-se presente no funeral.

Notícias ao Minuto© Chip Somodevilla/Getty Images 

 O discurso de Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou na cerimónia fúnebre e elogiou o carácter de Jimmy Carter, contando algumas das lições que aprendeu com ele. Biden referiu ainda o impacto que Carter causou enquanto presidente dos Estados Unidos e que definiu um novo modelo pós-presidencial.

O chefe de Estado norte-americano terminou o seu discurso a dizer que sentia falta do amigo, agradecendo à família Carter por o partilhar com o mundo. 

Notícias ao Minuto© Al Drago/Bloomberg via Getty Images 

As reações à morte de Jimmy Carter

Joe Biden exaltou "um homem de princípios, fé e humildade" e anunciou que deu instruções para que se realize um funeral de Estado para Carter em Washington, enquanto o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou que os norte-americanos devem "gratidão" a Carter.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte do antigo chefe de Estado norte-americano, recordando o seu "apoio simbólico" à consolidação democrática em Portugal.

Já o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, manifestou pesar pela morte de Carter, recordando uma "referência moral global da democracia e dos direitos humanos".

O homem

O homem "admirável" que deixa legado de paz. As reações à morte de Carter

O antigo presidente dos Estados Unidos da América e Nobel da Paz (2002) Jimmy Carter morreu na sua casa na Geórgia, aos 100 anos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:16 - 30/12/2024

Veja mais imagens na galeria acima.

Leia Também: Trump estará hoje no Capitólio na câmara-ardente de ex-presidente Carter

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas