Jovem de 23 anos encontrado com vida após 13 dias perdido em montanha

Durante os 13 dias, o jovem alimentou-se com duas barras de muesli que encontrou numa cabana e de frutos silvestres e bebeu água de riachos.

NotíciaVídeo

© NSW Rural Fire Service/Facebook

Notícias ao Minuto
08/01/2025 09:50 ‧ há 18 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Austrália

Um jovem de 23 anos foi encontrado com vida, esta quarta-feira, após passar quase duas semanas perdido no Parque Nacional Kosciuszko, em New South Wales, na Austrália.

 

O alerta para o desaparecimento do jovem, identificado como Hadi Nazari, foi dado no passado dia 26 de dezembro, quando os amigos revelaram que o tinham visto pela última vez a descer uma trilha no Parque Nacional Kosciuszko.

Segundo revelaram os bombeiros locais, na rede social Facebook, tinha ficado combinado que Nazari se encontraria com os amigos num parque de campismo, mas o jovem não regressou.

Nessa mesma noite, os agentes da Polícia de Riverina começaram a procurá-lo com veículos e a pé. As buscas continuaram nos dias que se seguiram, com mais meios empenhados, até que, a 31 de dezembro, foram encontrados lixo e bastões de caminhada, que se acreditava pertencerem a Nazari.

Já no domingo, 5 de janeiro, "uma fogueira, um isqueiro, uma máquina fotográfica e um saco para máquina fotográfica foram localizados perto do rio Geehi", indicaram os bombeiros.

As buscas mobilizaram mais de 300 operacionais de várias autoridades australianas, mas o jovem acabou por ser localizado pelas 15h15 desta quarta-feira (4h15 em Lisboa) por outros caminhantes, a cerca de dez quilómetros do local onde combinou encontrar-se com os amigos.

Em declarações aos jornalistas, citado pela BBC, o superintendente Andrew Spliet explicou que Hadi Nazari, estudante de medicina, desapareceu após se afastar para tirar fotografias durante uma caminhada com os amigos

Durante os 13 dias, o jovem alimentou-se com duas barras de muesli que encontrou numa cabana e de frutos silvestres e bebeu água de riachos. "Foi praticamente tudo o que ele teve para consumir nas últimas duas semanas", explicou Spliet. 

Após o resgate, Nazari foi avaliado por uma equipa de médicos e transportado para um hospital, mas encontra-se bem. 

Pode ver, na galeria acima, imagens do resgate.

Leia Também: Queda de hidroavião numa ilha turística causa três mortos na Austrália

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas