EUA anunciam novos ataques contra posições dos Huthis no Iémen

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciou hoje que as forças norte-americanas realizaram novos ataques contra posições dos rebeldes xiitas Huthis no Iémen.

Notícia

© Sayed Hassan/Getty Images

Lusa
08/01/2025 13:36 ‧ há 17 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Os "ataques de precisão" foram realizados contra duas "instalações de armazenamento subterrâneo de armas convencionais avançadas (ACW) em território controlado pelos Huthis no Iémen", indicou o CENTCOM numa declaração publicada nas redes sociais.

 

"Os Huthis estão a utilizar estas instalações para realizar ataques contra navios de guerra e navios mercantes da Marinha dos Estados Unidos no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden", referiu a mesma fonte, excluindo a possibilidade de ferimentos ou danos no pessoal e equipamento norte-americanos.

"[Os ataques] fazem parte dos esforços para diminuir as tentativas dos Huthis, apoiados pelo Irão, de ameaçar os parceiros regionais e os navios militares e mercantes que navegam na região", sublinhou ainda o CENTCOM, que não especificou os resultados dos ataques.

Os Huthis começaram a atacar Israel e outros alvos no Mar Vermelho e no Golfo de Aden em retaliação à ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, enclave palestiniano controlado pelo Hamas, que matou quase 46.000 pessoas desde outubro de 2023.

Os rebeldes Huthis do Iémen, o Hezbollah, o Hamas e vários grupos extremistas da região fazem parte do chamado "eixo de resistência" contra Israel liderado pelo Irão.

Perante os ataques dos Huthis no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, zonas essenciais para o comércio mundial, os Estados Unidos da América (EUA), maior aliado de Israel, criaram uma força multinacional para proteger a navegação nesta área estratégica e lançaram os primeiros ataques no Iémen em janeiro de 2024, com a ajuda do Reino Unido.

Leia Também: Hutis reivindicam ataques contra Israel e porta-aviões dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas