O Sporting procura, na noite desta terça-feira, colocar para trás das costas o mau momento que vive na temporada e regressar aos triunfos na Liga dos Campeões, no reduto do Club Brugge, que não perde há 10 encontros oficiais.
É um leão em clara crise identitária desde a saída de Ruben Amorim e a promoção de João Pereira aquele que procura fazer o que nunca o clube de Alvalade fez na Bélgica e conquistar a primeira vitória leonina neste país do centro da Europa. Mas não se espera um confronto fácil para os lisboetas.
Os verde e brancos seguem numa série de três derrotas seguidas. À derrota na quinta jornada da fase de liga da Champions, contra o Arsenal (5-1), em Alvalade, seguiu-se um desaire em casa ante o Santa Clara, que interrompeu a inédita oportunidade do Sporting começar uma edição da I Liga com 12 triunfos seguidos, e um tropeção contra o Moreirense, que relançou o campeonato.
Do outro lado estará o atual segundo colocado da liga belga e que 'respira' confiança, fruto de oito vitórias para todas as provas nos últimos 10 jogos, a última conseguida nos descontos, no sábado. Se os leões estão no 10.º lugar da classificação da Liga dos Campeões, os belgas seguem no 22.º posto.
O duelo entre o Club Brugge e o Sporting, que será ajuizado pelo britânico Anthony Taylor, tem início agendado para as 20h00 desta terça-feira e decorrerá no Jan Breydelstadion, que se localiza na cidade belga de Bruges.
Treinadores em discurso direto
Nicky Hayen
Sporting em crise: "Sabemos que vão estar motivados, a Liga dos Campeões é diferente do campeonato, com 10 de 15 pontos, têm grande confiança, mas sentimos que talvez seja o momento ideal para jogarmos com eles."
Adversário forte: "É uma equipa forte, com muita qualidade técnica, começaram a época muito bem, com 33 pontos em 11 jogos, e 10 em 15 na Liga dos Campeões, tiveram um bom momento, muita confiança, mudaram de treinador e estão a debater-se um bocado, estamos conscientes, perderam três jogos consecutivos, mas como jogador não queres perder um quarto."
Plano para Gyokeres: "Olhamos para todos. Para toda a equipa, estamos preparados para qualquer estratégia, têm muita qualidade, mas também temos algumas possibilidades e é algo que queremos fazer."
João Pereira
Tensão no balneário após derrota em Moreira de Cónegos: "Não existiu nada, apenas tristeza e deceção pelo momento e pela derrota. Não houve nada demais. Eu estava ao lado e não ouvi nada. É quase impossível. Não ouvi gritos nem tensão. Três derrotas seguidas abala toda a gente. Os jogadores estão confiantes e sabem que podem dar a volta. É estarem confiantes e concentrados amanhã. Focados e alerta. Jogar como um bloco a atacar e defender. Queremos sair daqui com uma vitória."
Aguentar a pressão externa: "Eu vou até ao fim. A vida nunca foi fácil para mim e se não aguentasse a pressão não estava aqui. Quando comecei a jogar à bola dizia que era franzino, que não jogava de cabeça, que não ia longe, mas tive a carreira que tive e foi uma carreira simpática para o que esperavam de mim. Quando comecei a carreira de treinador foi complicado, dizia-se que o treinador não percebia nada disto. Passados três anos fizemos uma excelente época nos sub-23 e a partir daí começaram a dizer que o João Pereira já era o futuro do Sporting. Chegámos aqui, os resultados não têm sido os esperados e o João Pereira já não presta. Não posso ter dúvidas e estou confiante que amanhã vamos fazer um bom jogo."
Derrota nos últimos jogos: "Nós fizemos uma análise fria do que aconteceu com o Moreirense. Pode não ter sido o melhor jogo, mas não fizemos nada que levasse à derrota. Fomos superiores, os jogadores entraram confiantes, disponíveis, em busca da vitória. Os jogadores vão estar confiantes e vamos lutar pela vitória."
Últimos resultados
Club Brugge: V-E-V-V-V
Sporting: V-V-D-D-D
Últimos onzes
Club Brugge: Simon Mignolet, Joaquin Seys, Brandon Mechele, Jorne Spileers, Maxim De Cuyper, Hugo Vetlesen, Ardon Jashari, Skov Olsen, Hans Vanaken, Chemsdine Talbi, Romeo Vermant.
Sporting: Vladan Kovačević, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Daniel Bragança.
Ausências
Club Brugge: Bjorn Meijer (lesionado), Dedryck Boyata e Kamal Sowah.
Sporting: Daniel Bragança, Morita, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesionados).
Leia Também: João Pereira 'sobre brasas' no Sporting: "Não é fadista quem quer"