É o fim de uma era no judo português. Telma Monteiro confirmou, esta segunda-feira, o fim da carreira como desportista, após 24 anos a competir. Considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, a lusa já tinha dado conta do fim da sua carreira olímpica.
"As mulheres choram muito. Toda a gente chora, mesmo os fortes choram. Talvez agora não chore de todas as lágrimas que já chorei. Foram 24 anos muito especiais. 17 anos de Benfica, uma história especial que me orgulha e me hora muito. Neste momento, eu penso em todas as pessoas que contribuíram para a minha carreira, as que viveram comigo cada ippon, cada vitória, cada queda, cada derrota, cada vez que celebrei ou não consegui celebrar o que queria", disse Telma Monteiro, aos meios oficiais do Benfica.
"Termino a minha carreira exatamente como eu queria, com a sensação de que dei tudo o que havia para dar. Foi tudo como tinha de ser. Uma gratidão eterna", frisou ainda.
Telma Monteiro, que agora vai assumir as funções de coordenadora de judo no clube da Luz, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tendo ainda participado nas Olimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2020. No pecúlio conta ainda com quatro medalhas de prata e uma de bronze em Campeonatos do Mundo.
"O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica", pode ler-se na nota publicada pelo Benfica.
A judoca, que chegou a ser líder do ranking mundial em 2015 na categoria -57 kg, foi a atleta mais medalhada da história dos Campeonatos da Europa da modalidade, competição que venceu por seis vezes. Em duas edições obteve o segundo lugar e em sete o terceiro.
Ao longo de 24 anos de carreira como judoca, Telma Monteiro conquistou 94 medalhas, desde os escalões jovens até à atualidade, e nas mais diversas competições, como Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix, Grand Slam e outras provas entre a elite mundial do judo.
"Termina o longo percurso com a judoca de alta competição, mas vai prosseguir a caminhada de mística e compromisso com Telma Monteiro, que assume, desde já, novo desafio profissional como coordenadora do judo no clube, para desenvolver e inspirar novas gerações", termina o comunicado dos encarnados.
🦅️ Obrigado, Telma Monteiro!#BenficaOlímpico pic.twitter.com/DYtyQ5UY1D
— SL Benfica (@SLBenfica) December 9, 2024
Leia Também: Telma Monteiro alerta para planeamento "indispensável" do pós-carreira