A eurodeputada Catarina Martins recorreu às suas redes sociais para assinalar o Dia Mundial da Saúde, deixando também um "lembrete".
"Lembrete Dia Mundial de Saúde: Diz a OCDE que cada vez menos jovens desejam carreiras na saúde. Aos 15 anos a vontade de seguir enfermagem, por exemplo, caiu para 1/3 (um terço)", lê-se na publicação na rede social X (antigo Twitter).
E acrescentou: "Urgente: organização e condições de trabalho humanizadas, salários dignos".
No fim, deixou ainda uma nota dizendo que "não há saúde sem trabalhadores da saúde".
Lembrete Dia Mundial de Saúde:
— Catarina Martins (@catarina_mart) April 7, 2025
Diz a OCDE que cada vez menos jovens desejam carreiras na saúde. Aos 15 anos a vontade de seguir enfermagem, p e , caiu para um 1/3
Urgente: organização e condições de trabalho humanizadas, salários dignos
Não há saúde sem trabalhadores da saúde
Note-se que o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 7 de abril de 1948. No entanto, só começou a ser celebrado em 1950.
A OMS dedicou a edição deste ano do Dia Mundial da Saúde às questões da saúde materno-infantil, arrancando hoje com uma campanha para reduzir as mortes maternas e neonatais evitáveis.
A organização estima que todos os anos cerca de 300 mil mulheres perdem a vida devido à gravidez ou ao parto, enquanto mais de dois milhões de bebés morrem no primeiro mês de vida.
Leia Também: Rastreios, colheitas e concentrações assinalam Dia Mundial da Saúde