PAN pede a Moedas que "tenha humildade" e recue no abate de jacarandás

Dirigente do PAN pediu este domingo ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que recue na remoção e abate de jacarandás da Avenida 5 de Outubro, durante uma iniciativa contra esse processo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
30/03/2025 17:59 ‧ há 2 dias por Lusa

Política

Lisboa

Esta iniciativa, que juntou algumas dezenas de pessoas, no troço da Avenida 5 de Outubro entre a Rua da Cruz Vermelha e a Avenida das Forças Armadas, a partir das 15h00, foi convocada como "uma reunião de vizinhos", aberta a todos os cidadãos, para "mostrar o descontentamento" com o abate anunciado de jacarandás.

 

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, está previsto abater 25 jacarandás e transplantar outros 20, mais dois plátanos, por causa da construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, pediu a Carlos Moedas que "tenha a humildade de dar um passo atrás nesta decisão, que é uma decisão errada e em contraciclo com os compromissos ambientais que Portugal e a cidade de Lisboa devem adotar".

Inês de Sousa Real argumentou que "as decisões, quando são erradas, devem ser reponderadas e, acima de tudo, devem ser alteradas" e que "é possível alterar este projeto".

A iniciativa de hoje surgiu na sequência da petição "Não ao abate dos jacarandás da Av. 5 de Outubro", criada em 21 de março, Dia da Árvore, que já reuniu mais de 50 mil assinaturas.

Pedro Franco, morador da Avenida 5 de Outubro e primeiro signatário dessa petição, disse à Lusa que da reunião que tiveram com a vereadora Joana Almeida concluíram que "não é totalmente irreversível" a remoção e o abate de jacarandás.

"Nós não estamos contra ninguém. Nós queremos uma solução construtiva em que haja diálogo democrático entre os munícipes, a Câmara Municipal e o promotor privado [o grupo Fidelidade], que deve exercer a sua responsabilidade social corporativa e respeitar a vontade da comunidade local", acrescentou.

Para os cidadãos que se mobilizaram pela preservação dos jacarandás, "a ambição mínima seria mudar a rampa de acesso ao parque de estacionamento para poupar estas árvores que estão aqui há décadas", referiu Pedro Franco.

Os próximos passos serão uma reunião com o grupo Fidelidade, em privado, e a sessão pública de esclarecimento, na quarta-feira à tarde, no Fórum Lisboa.

Leia Também: Jacarandás? "Não podemos sacrificar o que é belo, bom e prático"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas