Milhares de sérvios voltam a protestar contra o governo

Milhares de sérvios protestaram hoje em quatro cidades contra a pressão do governo e o discurso de ódio dirigido a estudantes universitários e professores, cujas contestações têm abalado o presidente Aleksandar Vucic.

Notícia

© Filip Stevanovic/Anadolu via Getty Images

Lusa
31/03/2025 22:42 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Sérvia

As marchas aconteceram um dia depois de uma mulher ter atacado com uma faca o reitor de uma faculdade no sul da Sérvia, um facto justificado pelos manifestantes com a campanha de ódio que, garantem, ser alimentada por altos funcionários e meios de comunicação social pró-governo.

 

Vucic tem tentado reprimir as persistentes manifestações desencadeadas pela queda de uma cobertura de uma estação de comboios em novembro, que matou 16 pessoas.

Os críticos atribuíram o acidente à corrupção do governo, que resultou em descuidos e insegurança na renovação do local.

Os estudantes universitários sérvios e os seus professores têm sido uma das principais forças das manifestações a nível nacional, refletindo também um descontentamento mais generalizado com o governo de Vucic.

O Presidente acusou os manifestantes de trabalharem contra os interesses do Estado.

A Sérvia está formalmente a tentar entrar na União Europeia, mas Vucic tem mantido relações próximas com a Rússia e a China, ao mesmo tempo que enfrenta acusações de anular as liberdades democráticas.

Além de Belgrado, realizaram-se manifestações na cidade nortenha de Novi Sad, na cidade central de Kragujevac e em Nis, no sul. As quatro cidades são os centros universitários do país dos Balcãs.

Leia Também: Líder sérvio-bósnio procurado pela justiça foi convidado especial em Belgrado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas