María Corina Machado detida (após reaparecer) e libertada. Que se passou?

Recorde-se que a líder da oposição venezuelana tinha sido detida após participar numa manifestação anti-Maduro.

Notícia

© Alfredo Lasry R/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
09/01/2025 21:21 ‧ há 13 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Venezuela

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, já foi libertada, após ter sido detida, esta quinta-feira, em Caracas, depois de uma manifestação anti-Maduro. De acordo com a Reuters, que cita o movimento Vente Venezuela, terá sido forçada a gravar vários vídeos durante o tempo em que esteve detida. 

 

"Hoje, 9 de janeiro, ao sair da manifestação em Chacao, Caracas, María Corina foi violentamente intercetada e derrubada da mota que a transportava. No incidente, foram disparadas armas de fogo. Foi levada à força.

Durante o tempo em que esteve sequestrada, foi forçada a gravar vídeos e depois foi libertada", pode ler-se numa publicação na rede social X do Comando ConVzla, acrescentando que "nas próximas horas" María Corina Machado "vai dirigir-se ao país para explicar o que aconteceu". 

Esteve quatro meses escondida

A última aparição de María Corina Machado foi a 28 de agosto de 2024. Desde então, a líder da oposição venezuelana manteve-se escondida. No entanto, esta quinta-feira, 9 de janeiro, reapareceu num protesto, em Caracas, contra o governo de Nicolás Maduro, na véspera da tomada de posse presidencial.

Debaixo de aplausos, apareceu no comício, no distrito comercial de Chacao, vestida de branco e a agitar uma bandeira da Venezuela, em cima de um camião. "Nunca me senti tão orgulhosa na minha vida. Em toda a Venezuela, as pessoas saíram à rua", disse, no local onde milhares de pessoas a esperavam há horas.

Líder da oposição reaparece em manifestação anti-Maduro após meses escondida

Líder da oposição reaparece em manifestação anti-Maduro após meses escondida

A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, reapareceu hoje num protesto em Caracas cercada por centenas de apoiantes, depois de permanecer escondida desde 28 de agosto.

Lusa | 18:52 - 09/01/2025

Próximos dias? Serão "históricos e decisivos para a liberdade"

"Estamos, a partir de hoje, numa nova fase. Temos estado a preparar-nos para estes dias e estas semanas", referiu Machado, no protesto que reclamava a vitória do líder da maior coligação da oposição, Edmundo González Urrutia, nas eleições presidenciais de julho.

Para Machado, "o fim do regime chavista" vai depender do que acontecer esta sexta-feira, quando está marcada a cerimónia de posse presidencial, à qual quer Maduro quer González dizem que vão comparecer.

Corina Machado anuncia em manifestação

Corina Machado anuncia em manifestação "nova fase" para a "liberdade"

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que reapareceu hoje em Caracas após mais de quatro meses escondida, anunciou o início de uma "nova fase" do processo pela "liberdade da Venezuela" e pediu aos cidadãos que estejam atentos.

Lusa | 19:45 - 09/01/2025

Libertada horas depois ser "violentamente intercetada"

Quando abandonava a manifestação anti-Maduro, María Corina Machado foi detida, após ter sido "violentamente intercetada". Horas mais tarde, foi libertada, depois de vários países europeus (Espanha, Itália) e da região (Argentina, Panamá, entre outros), terem exigido a sua libertação.

Entretanto, o governo venezuelano, na pessoa do ministro do Interior, Diosdado Cabello, classificou de uma "invenção, uma mentira" o anúncio da oposição. De recordar que, Nicolás Maduro foi proclamado vencedor das presidenciais de 28 de julho, com 52% dos votos, pelo Conselho Eleitoral (CNE), considerado sob controlo do poder. Por sua vez, a oposição garante que Edmundo González Urrutia obteve mais de 67% dos votos.

Recorde-se que Nicolás Maduro tenciona ser indigitado na sexta-feira para um terceiro mandato presidencial, após ter sido dado como vencedor das presidenciais de 28 de julho, o que a oposição e parte da comunidade internacional contestam.

[Notícia atualizada às 22h10]

Leia Também: Líder da oposição venezuelana María Corina Machado detida após protesto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas