A polícia francesa apreendeu várias armas ilegais, em Seite-et-Marne, em Paris, tendo, entre elas, encontrado uma pistola que pertenceu ao ex-presidente espanhol Niceto Alcala Zamora.
A apreensão resulta de seis meses de investigação, que foi desencadeada após um alerta da Guardia Civil.
A pistola em causa tem importância histórica, dado que se trata de uma peça de coleção oferecida em 1932 ao primeiro presidente da Segunda República de Espanha (1931-1936), Niceto Acala Zamora, que, após a eclosão da Guerra Civil espanhola em 1936, se exilou e viveu em França até 1941. O homem fugiu depois para a Argentina, onde morreu em 1949.
Seine-et-Marne : lors d’une saisie d’armes illégales, les gendarmes retrouvent le pistolet d’un ancien président espagnol
— Le Parisien | 77 (@leparisien_77) January 9, 2025
️ https://t.co/JPWDObMUsH pic.twitter.com/5jGbOFnoj6
Quatro pessoas foram detidas e foram apreendidas 25 armas longas, uma metralhadora STEN, 11 pistolas sem registo e mais de 3.000 munições. Após terem sido detidos, os colecionadores foram intimados a comparecer em tribunal no próximo mês de abril.
A investigação teve início depois de a Guardia Civil espanhola ter alertado para a possível presença da pistola histórica em Seine-et-Marne.
Leia Também: Fecho anunciado da Tupperware gera apreensão mas população mantém a esperança