A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, alertou que os jovens, ao contrário dos restantes contribuintes, podem ter a expectativa de um reembolso do IRS maior este ano, mas avisou que estes não devem submeter o IRS automático.
"Quem beneficia do IRS Jovem teve um aumento substancial do beneficio em 2024. Ao contrário dos restantes contribuintes, os jovens são os que podem ter uma perspectiva de receber mais IRS, ter um reembolso maior" este ano, explicou a bastonária, em declarações à TVI.
Contudo, os jovens devem rejeitar o IRS automático e entregar a declaração normal do IRS - o modelo 3 - e assinalar campos específicos relativos ao IRS Jovem.
Além disso, Paula Franco deixa outro aviso: "Se em 2024 tiveram rendimentos iguais ou inferiores a 8.500€ e não tiveram retenção na fonte, estão dispensados de entregar IRS e a nossa sugestão é que não entreguem".
De um modo geral, os contribuintes devem esperar reembolsos do IRS mais baixos este ano, devido ao ajuste às tabelas de retenção que foi feito no ano passado:
"As pessoas não estão a ficar prejudicadas, acho que é uma mensagem importante para passar. O que aconteceu no ano passado foi que as retenções na fonte desceram. Adiantamos menos dinheiro ao Estado", disse Paula Franco, em declarações à TVI.
A campanha de entrega do IRS arrancou no dia 1 de abril e prolonga-se até ao final de junho.
Leia Também: Autoridade Tributária já divulgou a agenda fiscal deste mês. Veja-a aqui