Em comunicado, as comissões políticas concelhias de PSD e CDS-PP de Portimão informam que a candidatura resulta de "um entendimento sólido" entre as estruturas dos dois partidos", que pretendem "quebrar meio século de governação" do PS em Portimão.
Carlos Gouveia Martins é licenciado em Administração Pública e Políticas do Território e integrou os quadros de várias organizações e empresas, tendo experiência nas áreas da consultoria estratégica, comunicação, tecnologia e saúde, segundo o comunicado.
O candidato é autarca desde 2017, foi líder da bancada municipal do PSD durante os últimos oito anos e também foi líder da bancada do PSD na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
A nota acrescenta que o percurso político de Carlos Gouveia Martins também inclui, entre outros, a presidência da JSD/Portimão e da JSD/Algarve, tendo ainda sido membro da Comissão Política Nacional da JSD.
Carlos Gouveia Martins já tem como adversário conhecido à Câmara de Portimão o atual presidente da autarquia, o socialista Álvaro Bila, que ocupa o lugar desde julho de 2024 após a renúncia de Isilda Gomes.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS alcançou a maioria na Câmara de Portimão, com 39,88% de votos, conquistando cinco mandatos, seguido pela coligação PPD/PSD/MPT/PPM (17,54%), com dois mandatos.
A coligação CDS-PP/Nós Cidadãos!/A]TUA (13,03%) e o Chega (10,16%) conseguiram um eleito, cada um.
O concelho de Portimão tem 182,06 km2 de área e 60.278 habitantes (2021), estando subdividido em 3 freguesias: a que inclui a cidade de Portimão, a do Alvor e a de Mexilhoeira Grande.
O município está limitado a norte pelo de Monchique, a leste pelos de Silves e Lagoa, a oeste pelo de Lagos e a sul pelo Oceano Atlântico.
Leia Também: Portimão. PSP faz 12 detidos, entre eles 2 por tráfico e 1 já condenado