Depois da sondagem da Pitagórica, no início da semana, ter apontado para um aumento de vantagem da AD sobre o PS, a mais recente sondagem, conhecida na quarta-feira, volta a revelar um empate técnico entre ambos nas eleições legislativas de 18 de maio.
A sondagem do CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público estima que a coligação some 29% das intenções de voto, ao passo que os socialistas ficam-se pelos 27%, sendo que a margem de erro é de 2,8%.
Um ponto em comum com a última sondagem é a previsão de perda de votos para os três principais partidos, enquanto IL, BE e Livre crescem.
No caso do Chega, a mais recente sondagem aponta para 17%, enquanto que a Iniciativa Liberal soma 8% das intenções de voto.
De acordo com esta estimativa, tanto o Bloco de Esquerda como o Livre somam 5% das intenções de voto. Já a CDU tem 3%, enquanto o PAN fica-se pelos 2%.
O CESOP estima que 10% dos eleitores que no ano passado votaram na IL vão, agora, votar na AD, mas revela também que a possibilidade de maioria absoluta de um só partido é muito reduzida.
O Partido Socialista irá, segundo esta sondagem, buscar 21% dos votos à CDU e 11% ao PAN.
Do total de inquiridos neste trabalho, 75% disseram ter a certeza de que irão votar no dia 18 de maio.
A sondagem foi realizada entre 17 e 26 de março de 2025, já depois da queda do Governo. Contou com 1206 respostas efetivas por chamada telefónica, num total de 4177 tentativas. A margem de erro é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%.
Leia Também: Pedro Nuno Santos desvaloriza sondagens e atira a Montenegro: "Suspeição"