Fonte oficial do PS revelou à Lusa estas escolhas do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, para cabeças de lista às legislativas de 18 de maio, nomes apresentados na reunião de secretariado desta tarde que antecede a Comissão Política Nacional que vai aprovar a versão definitiva das listas a todos os círculos eleitorais.
Confirma-se a ex-ministra Mariana Vieira da Silva em Lisboa (lugar que já ocupou em 2024), o antigo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, pelo Porto e o antigo candidato à liderança do PS José Luís Carneiro, de novo, por Braga.
Em Coimbra, a escolha foi o vice-presidente da bancada parlamentar do PS Pedro Delgado Alves, nome que tinha sido indicado como número dois por Lisboa na lista aprovada pela federação esta semana.
No círculo eleitoral de Santarém -- cuja lista nas últimas eleições foi encabeçada pela líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, agora candidata à Câmara de Lisboa -- a escolha recaiu no vice-presidente do parlamento Marcos Perestrello.
Em Setúbal, o número um será este ano o deputado e ex-secretário de Estado António Mendonça Mendes, que ocupa o lugar deixado vago pela agora eurodeputada Ana Catarina Mendes.
Pedro Nuno Santos volta a liderar a lista por Aveiro, juntando-se à lista dos "repetentes" das últimas eleições, a vice da bancada e ex-ministra Marina Gonçalves (Viana do Castelo), o antigo líder parlamentar Eurico Brilhantes Dias (Leiria), o ex-secretário de Estado Nuno Fazenda (Castelo Branco), Luís Dias (Évora), Jamila Madeira (Faro), Francisco César (Açores) e Elza Pais (Viseu).
Em Vila Real, a lista será este ano liderada por Rui Santos, atual presidente da câmara, e, na Guarda, por Aida Carvalho.
Mexidas também em Bragança assumindo agora o topo da lista a atual presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.
Em Beja o regresso do antigo deputado Pedro do Carmo e em Portalegre do também ex-deputado Luís Moreira Testa.
Os círculos da emigração sofreram ambos alterações e será pela Europa Emília Ribeiro e Fora da Europa Vitor Silva.
Entre as novidades está a Madeira, que nas últimas legislativas teve à frente Paulo Cafôfo, recentemente derrotado nas eleiçoes regionais da Madeira, e agora terá como cabeça de lista Emanuel Câmara, atualmente presidente da Câmara do Porto Moniz.
Leia Também: Habitação e referendar trânsito: Os planos de Leitão (e ataque a Moedas)