O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, criticou, esta quarta-feira, as tarifas que deverão entrar hoje em vigor, logo após o seu anúncio, marcado para o início da noite.
"As tarifas de Trump são uma abordagem económica errada, contrária ao livre comércio", começou por escrever o liberal, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Na mesma publicação, Rui Rocha apontou que as tarifas também "constituem também um ataque direto aos interesses de Portugal e, para começar, ao nosso setor da produção de vinhos. Quem está ao lado de Trump não está seguramente ao lado de Portugal".
Entre outros setores, o do vinho deverá ser um dos mais afetados. Perante a situação, o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, referiu que a Comissão Europeia está determinada a proteger e apoiar o setor.
As tarifas de Trump são uma abordagem económica errada, contrária ao livre comércio.
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) April 2, 2025
Mas constituem também um ataque direto aos interesses de Portugal e, para começar, ao nosso setor da produção de vinhos.
Quem está ao lado de Trump não está seguramente ao lado de Portugal.
"Estou convencido de que é fundamental empenharmo-nos na diplomacia agroalimentar para reforçar a base de mercado dos nossos produtos em outros países", declarou Christophe Hansen.
Note-se que a imposição de novas tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a gerar ondas de choque na economia global, enquanto parceiros e adversários comerciais prepararam resposta perante as incertezas da guerra comercial.
Leia Também: Qual o impacto? Oito pontos sobre as tarifas de Trump (que arrancam hoje)