Já vão sendo conhecidos alguns dos nomes que irão fazer parte da lista de candidatos a deputados do Partido Socialista (PS) pelo círculo eleitoral de Lisboa às eleições legislativas de 18 de maio, que foi já aprovada em reunião da Comissão Política da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do partido.
De regresso está a ex-ministra dos governos de António Costa, Mariana Vieira da Silva, que irá ser cabeça de lista por Lisboa, voltando a ser a número um por este círculo eleitoral.
Nesta lista constam também os nomes de Edite Estrela (4.º), Sérgio Sousa Pinto (5.º), Pedro Vaz (6.º), Isabel Moreira (7.º), Ricardo Lima (8.º), Miguel Costa Matos (9.º) e Ana Paula Bernardo (10.º). Todos eles deputados por Lisboa na legislatura interrompida há pouco menos de um mês.
Destaque ainda para Hugo Mendes, ex-secretário de Estado do ministérios de Pedro Nuno Santos e que esteve envolvido na polémica indemnização paga à antiga administradora da TAP Alexandra Reis, que ocupa a 14.ª posição.
Surgem ainda os nomes do deputado e coordenador autárquico André Rijo (11.º), do líder da concelhia do PS/Lisboa e também deputado, Davide Amado (12.º), Maria Begonha (13.º) e Pedro Pinto (15.º) que assumiu a presidência interina da FAUL do PS.
Até então deputado, Fernando Medina fora das listas
O ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e também ex-ministro das Finanças, Fernando Medina, comunicou ao secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que não quer integrar as listas de candidatos a deputados.
"Informei hoje o secretário-geral do PS que não pretendo integrar as listas de candidatos à Assembleia da República nas próximas eleições legislativas. Trata-se de uma decisão de natureza pessoal, depois de vinte anos consecutivos em que tive o privilégio de desempenhar elevadas funções políticas", justifica Fernando Medina que, até à interrupção da atual legislatura, ocupava um lugar na bancada do PS no Parlamento.
Duarte Cordeiro também descarta Legislativas
O ex-ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, afirmou estar "concentrado na vida profissional", descartando assim ser candidato a deputado pelo PS nas Legislativas. Algo que tinha também acontecido nas eleições legislativas de 2024, uma vez que, na altura, o seu nome estava envolvido na Operação Influencer.
"Já tive a oportunidade várias vezes de responder a essa pergunta: estou concentrado na minha profissional", respondeu.
Questionado sobre o facto de Fernando Medina ter afirmado que não irá integrar as listas de candidatos a deputados do PS, Duarte Cordeiro notou: "É um decisão pessoal".
"Do que eu sei não era por falta de disponibilidade do PS que ele não estaria nas listas e penso que é uma decisão que se deve respeitar", disse.
Note-se que a Comissão Política Nacional do PS reúne-se na quarta-feira para aprovar as listas de candidatos a deputados às eleições legislativas antecipadas.
Leia Também: Sondagens dão vitória da AD? PS desvaloriza: "Há para todos os gostos"