A mais recente sondagem da Pitagórica para a TVI/CNN, JN e TSF concluiu que os portugueses confiam mais no Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do que no primeiro-ministro, Luís Montenegro. A vantagem do chefe de Estado já existia no último inquérito, mas disparou, em menos de um mês, e a diferença é, neste momento, de 17 pontos percentuais, com Marcelo a ter 38% de confiança, enquanto Montenegro tem 21%.
Por outro lado, a maioria dos portugueses (77%) defende que Marcelo devia ser mais exigente com o Governo.
Em cenário de Governo minoritário após as eleições, 71% dos portugueses consideram que o Presidente da República deve obrigar os partidos a negociar em vez de dar posse a um Executivo minoritário. Um cenário que só é aceite por 23% dos inquiridos.
Na mesma sondagem, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, e o líder do Chega, André Ventura, aparecem com nota negativa, com as avaliações negativas a superarem as positivas. O socialista surge com 66% de avaliações negativas, enquanto o presidente do Chega tem 80%.
A sondagem foi realizada entre 24 e 29 de março de 2025, já depois da queda do Governo. Contou com mil entrevistas telefónicas, num total de 1.626 tentativas de contacto. A margem de erro é de 3,16%, com um nível de confiança de 95,5%.
Leia Também: Nova sondagem devolve empate técnico entre AD e PS nas Legislativas