Um casal de tartarugas com cerca de 100 anos de idade deu as boas-vindas a quatro bebés no Jardim Zoológico de Filadélfia, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito na quinta-feira e sabe-se agora que as crias serão apresentadas ao público no dia 23 de abril.
O Zoo revelou que os pais das crias são a fémea Mommy e o macho Abrazzo, que são também os dois residentes mais antigos do parque.
Além disso, Mommy é considerada uma das tartarugas-de-galápagos de maior valor genético no Plano de Sobrevivência das Espécies da Associação de Zoos e Aquários, destacou.
Uma curiosidade é que, apesar de ter quase 100 anos, é "também a mãe de primeira viagem mais velha da sua espécie".
As crias "estão a comer e a crescer adequadamente". A primeira eclodiu a 27 de fevereiro e "a equipa de cuidados com os animais continua a monitorizar os ovos que poderão eclodir nas próximas semanas" - em causa está uma ninhada de 16 ovos. A sua estreia pública vai acontecer no dia 23 de abril, que é também "o 93.º aniversário da chegada da mamã ao jardim zoológico".
Os animais ainda não tem nome e o público poderá vir a ajudar nesta tarefa.
Mommy está no jardim zoológico de Filadélfia há nove décadas, desde abril de 1932, e estima-se que tenha 97 anos de idade. Já Abrazzo, o pai das crias, foi transferido para o jardim zoológico em dezembro de 2020, e tem uma idade estimada em 96 anos.
"A Mommy chegou ao Zoo em 1932, o que significa que qualquer pessoa que tenha visitado o Zoo nos últimos 92 anos provavelmente já a viu. A visão do Jardim Zoológico de Filadélfia é que estas crias façam parte de uma população próspera de tartarugas das Galápagos no nosso planeta saudável daqui a 100 anos.", disse a presidente e diretora executivo do Jardim Zoológico de Filadélfia, Jo-Elle Mogerman, citada em comunicado.
É de notar que o Jardim Zoológico de Filadélfia alberga uma outra tartaruga das Galápagos adulta chamada Little Girl, bem como duas tartarugas-gigantes-de-zldabra chamadas Betty e Wilma.
Leia Também: Cavalos ajudam estudantes do Politécnico de Coimbra a gerir stress