As tarifas prometidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, vão entrar em vigor já na quarta-feira, logo após serem anunciadas, confirmou a Casa Branca.
O chefe de Estado norte-americano vai reunir-se com a equipa esta terça-feira e anunciar as tarifas às 16h00 (21h00 em Lisboa) de quarta-feira. A partir do momento do anúncio, as tarifas entrarão em vigor "imediatamente", confirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, citada pela CNN Internacional.
Leavitt detalhou, a respeito do plano de tarifas que será apresentado quarta-feira, que o presidente "está com a sua equipa de comércio e tarifas neste momento, aperfeiçoando-o para garantir que é um acordo perfeito para o povo americano e os trabalhadores americanos".
Embora muitos detalhes destas tarifas ainda sejam desconhecidos, a política comercial anunciada pela administração de Donald Trump como 'Dia da Libertação' promete ser o movimento de aplicação de tarifas mais agressivo já feito por um presidente da história moderna.
Para já, tudo está ainda guardado a sete chaves. Só mesmo amanhã, quarta-feira, se saberá se Trump vai aplicar as taxas a todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos ou só a alguns países e quais serão os mais afetados.
O evento, apelidado de 'Make America Wealthy Again' ('Tornar a América novamente rica'), terá lugar no Jardim das Rosas da Casa Branca e, segundo o anúncio da presidência norte-americana, Trump fará declarações na ocasião.
Na quinta-feira, está prevista a entrada em vigor de tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados para os EUA. No entanto, Trump decidiu que as peças de automóveis fabricadas nos vizinhos México e Canadá ficarão temporariamente isentas da tarifa de 25%.
Leia Também: Wall Street abre mista em véspera do lançamento de tarifas a parceiros dos EUA