O sucessor de Aga Khan, que morreu na terça-feira em Lisboa aos 88 anos, foi escolhido pelo próprio príncipe de entre os seus três filhos homens: Rahim, Hussain e Aly.
O nome do sucessor ficou definido em testamento, que foi aberto 24 horas após a morte do príncipe.
Rahim Aga Khan, 53 anos, é o filho mais velho de Shah Karim al Hussaini, príncipe Aga Khan, 49.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas.
Aga Khan, fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), e líder dos muçulmanos xiitas ismailis, morreu na terça-feira em Lisboa, aos 88 anos.
Prince Rahim al-Hussaini Aga Khan V is the 50th hereditary Imam of the Shia Ismaili Muslims, as designated by Mawlana Shah Karim in accordance with the historical Shia Imami Ismaili Muslim tradition and practice of nass.
— The Ismaili (@TheIsmaili) February 5, 2025
The announcement was made in the presence of the Imam’s… pic.twitter.com/nuVjyHl1lx
Rahim Aga Khan nasceu em outubro de 1971 e formou-se em 1995 na Universidade Brown (EUA) com um bacharelato em Literatura Comparada, antes de concluir um programa de desenvolvimento executivo em gestão e administração na IESE Business School da Universidade de Navarra, em Barcelona, Espanha.
Está ativamente envolvido na gestão da AKDN há mais de 20 anos, na qual integra vários órgãos.
É presidente do comité executivo do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico (AKFED) e supervisiona o ciclo anual de planeamento orçamental da instituição.
Rahim Aga Khan preside também ao Comité para o Ambiente e o Clima, que lidera o trabalho da AKDN na proteção ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, o que inclui um compromisso em garantir que as operações globais da rede atingem zero emissões líquidas de carbono até 2030.
Vive em Genebra, Suíça, e tem dois filhos, Irfan e Sinan.
Ao suceder ao pai, príncipe Karim Aga Khan IV, Rahim torna-se o 50.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas e adota a designação de príncipe Rahim Aga Khan V.
[Notícia atualizada às 17h22]
Leia Também: Morte de Aga Khan. Há um antes e um depois do príncipe Karim