A Casa Branca disse, esta quarta-feira, que o presidente Donald Trump não se comprometeu a colocar tropas dos Estados Unidos no terreno na Faixa de Gaza como parte da sua proposta para a tomada do enclave pelo país.
Numa conferência de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump acredita que os Estados Unidos precisam de estar envolvidos na reconstrução de Gaza "para garantir a estabilidade na região", mas asseverou que "não vão financiar a reconstrução" do enclave.
"O presidente Trump disse que os Estados Unidos não vão financiar a reconstrução de Gaza. O seu governo vai trabalhar com os nossos parceiros na região para reconstruir Gaza", sublinhou a porta-voz da Casa Branca.
E declarou: "O presidente não se comprometeu a enviar tropas para o terreno na Faixa de Gaza".
Pressionada pela insistência de um jornalista no assunto, Leavitt acrescentou: "O Presidente não se comprometeu com isso, até agora".
Além disso, a porta-voz da Casa Branca também disse que o presidente dos Estados Unidos quer ver os palestinianos que vivem em Gaza "realocados temporariamente". Este discurso contrasta com o que Trump havia dito na terça-feira, quando propôs transferir os habitantes do enclave para países vizinhos, em particular para a Jordânia e para o Egito - sugestão rejeitada e denunciada por países aliados e adversários dos Estados Unidos.
Ontem, recorde-se, Trump defendeu que os Estados Unidos devem assumir o controlo da Faixa de Gaza, reconstruir e desenvolver economicamente o território. Trump não excluiu a possibilidade de enviar tropas norte-americanas para apoiar a reconstrução de Gaza. Hoje, disse que "todos adoram" a sua proposta, apesar da oposição dos palestinianos, de muitos países do Médio Oriente e da comunidade internacional.
Leia Também: Emirados rejeitam qualquer plano para deslocar palestinianos de Gaza