Esperava-se que Abbate, que substituiu Christopher Wray, comandasse o FBI enquanto os procedimentos de confirmação do Senado para Kash Patel, escolhido pelo presidente Donald Trump para diretor, estavam em curso.
Mas com a reforma de Abbate efetivada hoje, no mesmo dia em que Trump assumiu o cargo para novo mandato, não ficou imediatamente claro quem iria desempenhar essa função, noticiou a AP.
"Quando o diretor me pediu para permanecer para além da minha data obrigatória por um breve período, fi-lo para ajudar a garantir a continuidade e a melhor transição para o FBI. Agora, com uma nova liderança a chegar, depois de quase quatro anos no cargo de vice, vou deixar o FBI hoje", pode ler-se no e-mail de Abbate.
A saída abrupta de Abbate após 28 anos no FBI pode criar um tumulto adicional para uma agência de segurança que já se prepara para uma renovação, caso Patel seja confirmado como novo responsável.
Leal a Trump, Patel criticou repetidamente a liderança e a tomada de decisões do FBI e alarmou os democratas com declarações que sugerem que estaria disposto a usar o FBI para se vingar dos adversários de Trump.
Embora o e-mail de Abbate não tenha identificado quem lhe poderia suceder, e o FBI não tenha identificado ninguém de imediato, a polícia federal tem um plano de sucessão, de acordo com uma fonte ligada ao processo que falou à AP sob condição de anonimato.
O último dia de Wray foi domingo, tornando-se Abbate diretor interino, embora tenha permanecido no cargo apenas um dia.
Abbate ocupou vários cargos de liderança na sua carreira de quase três décadas no FBI, incluindo chefe dos gabinetes de campo do FBI em Detroit e Washington e diretor assistente executivo para o ramo criminal, cibernético, de resposta e serviços.
Foi nomeado vice-diretor, o segundo cargo responsável pelas atividades de investigação do FBI, em 2018.
"À medida que se avança, mantenham-se fiéis aos nossos valores fundamentais, estejam presentes para os nossos parceiros e cuidem daqueles que trabalham ao nosso lado. Obrigado pelo vosso serviço", escreveu Abbate.
Wray foi nomeado por Trump durante o seu primeiro mandato e foi diretor durante mais de sete anos. Wray anunciou a sua reforma no mês passado, mais de uma semana depois de Trump ter manifestado intenção em nomear Patel para diretor.
Donald Trump foi hoje empossado como o 47.º presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia no Capitólio em Washington que marca o seu regresso para um segundo mandato na liderança da Casa Branca.
O político republicano foi presidente entre 2017 e 2021, ano em que perdeu a reeleição para o democrata Joe Biden, a quem sucede agora no cargo.
Leia Também: Tentativa de beijo de Trump a Melania torna-se viral. Veja o vídeo