Birkenstock processa 'rivais' das suas sandálias – que são "obra de arte"

A empresa alemã Tchibo é uma das visadas, por ter comercializado sandálias muito semelhantes aos modelos da Birkenstock.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
10/01/2025 18:03 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Birkenstock

As sandálias da marca alemã Birkenstock percorram um longo caminho no mundo da moda. De facto, longe estão os tempos em que eram vistas como peças banais. Face à crescente onda de imitações no mercado, a empresa interpôs três processos por violação da lei dos direitos de autor, na quinta-feira, argumentado que o calçado ergonómico deveria de ser considerado uma “obra de arte aplicada”.

 

A empresa alemã Tchibo é uma das visadas, por ter comercializado sandálias muito semelhantes aos modelos da Birkenstock, noticiou o The Guardian.

As origens da sandália remontam ao século XVIII, pela mão de Johannes Birkenstock. A palmilha de cortiça foi introduzida na década de 1960, altura em que a sua popularidade disparou.

O advogados da marca argumentaram que a lei dos direitos de autor dá aos criadores direitos exclusivos de utilização, à semelhança do que acontece com qualquer artista ou inventor.

“De acordo com a lei dos direitos de autor, há décadas que se reconhece que o design extraordinário de objetos do quotidiano também pode ser protegido”, apontaram.

O processo foca-se em quatro modelos em pele e pele sintética que, de acordo com a Birkenstock, são frequentemente associados à marca. São eles o Arizona, o modelo clássico com duas tiras, o Gizeh, que atua como chinelo de dedo, o Madrid, de uma só tira, e o Boston Clog.

Cabe ao Tribunal Constitucional Federal da Alemanha tomar uma decisão, depois de dois acórdãos anteriores terem chegado a conclusões opostas sobre se o termo “arte aplicada” podia ser usado como referência ao calçado, uma vez que o tribunal regional superior de Colónia não conseguiu identificar qualquer feito artístico.

Leia Também: Birkenstock celebra a época natalícia com novidades (muito) fofinhas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas