Trump culpou governador por fogos em LA e 'levou' resposta. "Não brinca"

O republicano Donald Trump ainda não tomou posse, mas já está a acusar o governador da Califórnia, Gavin Newsom, de ter culpa pelos incêndios devastadores em Los Angeles. Newsom, democrata, tem "muito para dizer", mas escolheu elogiar Joe Biden, que se despede do cargo de presidente daqui a dez dias.

Notícia

© REUTERS/Kevin Lamarque

Notícias ao Minuto
10/01/2025 17:11 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Los Angeles

A área de Los Angeles continua a ser destruída pelos incêndios florestais que já obrigaram mais de 100 mil pessoas a abandonar as suas casas, no estado norte-americano da Califórnia.

 

Enquanto ainda se combatem as chamas, o presidente eleito, o republicano Donald Trump, já se apressou a apontar o dedo ao governador do estado, o democrata Gavin Newsom, culpando-o dos incêndios.

"O governador Gavin Newsom recusou-se a assinar a declaração de restauração da água que lhe foi apresentada e que teria permitido que milhões de galões de água, provenientes do excesso de chuva e do derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo as áreas que estão atualmente a arder de uma forma praticamente apocalíptica", escreveu na sua rede social, Truth Social.

Numa série de publicações, Trump acusou o governador da Califórnia de "não se preocupar com as pessoas" e de ser "incompetente". "É o culpado por isto. Para além de tudo isto, não há água para as bocas de incêndio, nem aviões de combate a incêndios. Uma verdadeira catástrofe!", apontou.

Mas, já na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu-se com responsáveis na Casa Branca, dando conta de que os funcionários adiantaram que um dos problemas no combate aos incêndios não é a falta de água na região, mas sim os cortes na eletricidade, que impedem o fluxo de água.

Em declarações à CNN, o governador falou sobre as declarações de Trump, acusando aquele que será o chefe de Estado dos EUA daqui a dez dias de politizar a situação: "As pessoas estão a fugir dos locais, há pessoas que perderam a vida, as crianças perderam as escolas e [Trump] quer politizar a situação. Tenho a minha opinião acerca disto e sei aquilo que quero dizer, mas não o vou fazer. Estive ao lado de Joe Biden hoje [quinta-feira] e estou orgulhoso disso. Ele apoia todos os afetados e não está a 'brincar' aos políticos".

Os incêndios já fizeram, pelo menos, dez vítimas mortais no condado de Los Angeles. A catástrofe já obrigou milhares de pessoas a saírem das suas casas, incluindo atores e jogadores de futebol.

Leia Também: Fogos em LA? "Não há portugueses afetados. É boa notícia, dentro da má"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas