A presidente do México, Claudia Sheinbaum, decidiu usar a ironia para responder ao presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na sequência da sugestão de mudança do nome do Golfo do México para Golfo da América.
O momento aconteceu na quarta-feira, durante uma conferência de imprensa. Note-se que a sugestão de mudança de nome foi feita por Trump esta semana. "Vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, soa bem. É apropriado. E o México tem de deixar de permitir que milhões de pessoas entrem no nosso país", disse Trump.
"Obviamente, o Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas, mas porque não lhe chamamos América Mexicana? Soa bem, não soa? Desde 1607. A Constituição de Apatzingán [de 1814] era da América Mexicana, então vamos chamá-lo de América Mexicana", declarou a chefe de Estado mexicana, referindo-se a um documento de 1814 que ainda se referia desta forma à região onde ficam os Estados Unidos.
As imagens de Sheinbaum a dar a resposta sarcástica foram partilhadas e tornaram-se virais nas redes sociais.
As publicações internacionais indicam que há dúvidas sobre se Sheinbaum e Trump vão construir uma boa relação, no entanto, especialistas ouvidos pela CBS News dão conta de que o humor pode ter sido a melhor resposta. "O humor pode ser uma boa tática. Projeta força, que àquilo a que Trump responde. Foi, provavelmente, a melhor escolha nesta questão", explicou Brian Winter, vice-presidente da organização Conselho das Américas.
"Embora a presidente Sheinbaum saiba que [o humor] não vai funcionar em tudo - Trump e a sua administração vão exigir um compromisso sério do México nas grandes questões da imigração, drogas e comércio", afirmou.
Veja o momento na galeria acima.
Leia Também: Trump não descarta força militar para obter Gronelândia e Canal do Panamá