Tanzânia confirma surto de Marburgo. Conheça os sintomas do vírus

Trata-se de uma doença zoonótica, ou seja,  pode ser transmitida de animais para humanos. Sintomas incluem desde febre alta a falência hepática.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/01/2025 09:26 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Marburgo

A Tanzânia confirmou um surto de Marburgo, 'primo' do vírus do Ébola. Para já, foram detetados 25 casos suspeitos na região de Kagera, no noroeste do país. Apesar da elevada taxa de mortalidade, esta pode ser mais baixa quando são prestados os cuidados de saúde adequados.

 

"A doença causada pelo vírus de Marburgo é um tipo de febre hemorrágica rara, grave e com elevada taxa de mortalidade - em média, 50%, mas pode variar entre 24% a 88%, dependendo de vários fatores, como a estirpe do vírus e os cuidados de saúde prestados ao doente", de acordo com a CUF. 

Leia Também: Problemas em dormir? Neurologista faz sério aviso sobre privação de sono

Os sintomas surgem de forma súbita e podem incluir febre alta, arrepios, dor de cabeça forte, mal-estar severo, dores musculares (mialgia), diarreia severa (por volta do 3.º dia de sintomas e pode durar até uma semana", segundo a CUF), náuseas e vómitos (habitualmente ao 3.º dia), dores e cãibras abdominais (habitualmente ao 3.º dia), cansaço, olhos encovados e falta de forças severa, dor no peito e ainda dor de garganta. Na fase mais severa da doença, os doentes mantêm a febre alta e podem apresentar confusão, agressividade e irritabilidade

À medida que a condição evolui, os doentes podem manifestar icterícia, choque, falência hepática (do fígado), inflamação do pâncreas, disfunção e falência de múltiplos órgãos, perda de peso severa, delírios, hemorragia severa e orquite (inflamação de um ou de ambos os testículos, no caso dos homens). "Nos casos muito graves que resultam em morte, esta ocorre mais frequentemente entre o 8.º e o 9.º dia após o aparecimento dos sintomas e é geralmente precedida de perda de sangue severa, choque e falência de múltiplos órgãos", acrescenta a rede de saúde CUF.

Leia Também: Estudo sugere que café pode diminuir risco de demência (mas há senão)

Esta é uma doença zoonótica, ou seja,  pode ser transmitida de animais para humanos. "O vírus de Marburgo é transmitido do morcego Rousettus aegyptiacus para humanos (quando há exposição prolongada ao habitat destes animais), podendo depois ocorrer o contágio entre humanos", esclarece a CUF. 

O contato direto com o sangue, secreções, órgãos e outros fluidos (fezes, urina, vómito, saliva) da pessoa infetada, ou com superfícies e materiais, como vestuário e roupa da cama, contaminados com os fluidos anteriormente mencionados são algumas das formas de transmissão entre humanos.

Habitualmente, as pessoas infetadas são contagiosas apenas após o surgimento dos sintomas. Mais: "O contágio de outras pessoas pode ocorrer mesmo após a morte do doente, por exemplo, no contacto com o corpo nas cerimónias fúnebres."

Leia Também: Estudo. Um copo de leite por dia pode reduzir risco de cancro colorretal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas