A doença grave que altera a cor das fezes e da urina

Uma médica explica este e outros sintomas que estão associados a este cancro.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/01/2025 19:21 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

A alimentação é uma das grandes responsáveis por pequenas alterações que podem acontecer nas fezes e na urina. Seja na cor e até na consistência, por vezes, pode estar relacionado com algum alimento que ingeriu em excesso. Contudo, por outro lado, estas alterações podem ser sinal de doença grave.

 

A médica Sharona Ross revelou ao 'website' HealthDigest que esta alteração na cor das fezes e urina poderá também estar relacionado com o cancro da via biliar.

"A urina fica mais escura devido aos altos níveis de bilirrubina, um componente da bile, que são filtrados na urina, o que a torna mais escura", começa por dizer. Já as fezes "ficam pálidas, gordurosas ou cor de argila devido à ausência de bile no sistema digestivo".

Se notar este dois sintomas em simultâneo, o melhor é fazer algum tipo de análises para perceber o que pode estar a acontecer.

"O cancro da via biliar é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares)", revela o 'website' da rede de saúde CUF.

"As células epiteliais são responsáveis pela constituição do tecido da via biliar. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, a este processo chama-se regeneração celular", continuam.

Leia Também: Médicos ignoraram dor persistente no joelho, mas jovem tinha cancro raro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas