Quanto está a comer, pode não pensar muito no assunto e deixa-se ir. Contudo, quando come rápido, não mastiga o suficiente e fala enquanto come, pode acabar por ter alguma dificuldade em engolir. O melhor é ter cuidado.
Se for algo recorrente, o melhor é ir ao médico perceber o que se passa. "A dificuldade em engolir pode ser causada por muitas coisas e nem sempre é motivo de preocupação. Contudo, se a disfagia for contínua, pode ser uma condição médica séria", revela a gastroenterologista Angelica Nocerino à revista Parade.
A disfagia pode ser acompanhada por outro tipo de sintomas, como dor de garganta, sensação de comida presa, tosse e perda de peso. "Se já tentou medicamentos contra a azia e também de tiver histórico familiar de cancro do esófago, o melhor é ir ao médico."
Sangue na saliva ou nas fezes e vómito com sangue são outros dos problemas que podem estar associados.
"Uma vez que a causa é identificada, o médico irá sugerir um tratamento apropriado. A dificuldade em engolir não é algo a ser ignorado, mas o diagnóstico e o tratamento corretos podem melhorar significativamente a situação."
Leia Também: Especialista revela os alimentos que considera indispensáveis