Estudo. Um copo de leite por dia pode reduzir risco de cancro colorretal

Em causa estão os valores de cálcio que podem ser bastante benéficos. As conclusões foram publicadas na Nature Communications.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/01/2025 08:05 ‧ há 10 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Cancro colorretal

Para reduzir o risco de cancro colorretal só tem de beber um copo de leite por dia. A conclusão é de um estudo publicado na Nature Communications. Em causa está a quantidade de cálcio presente nesta bebida que pode reduzir em quase um quinto as hipóteses de vir a sofrer desta doença.

 

O estudo concluiu que ingerir 300 mg de cálcio por dia, o valor aproximado presente num copo de leite, pode reduzir o risco de cancro colorretal em 17%.

"Este  estudo abrangente fornece evidências robustas de que os laticínios podem ajudar a prevenir o cancro colorretal, em grande parte devido ao cálcio que contêm", diz Keren Papier, uma das autoras do estudo.

"Foi descoberto que o cálcio tem um efeito similar em fontes lácteas e não lácteas, sugerindo que foi o principal fator responsável pela redução do risco", continuam. O estudo mostrou ainda que as carnes vermelhas e processadas podem aumentar o risco de vir a ter a doença.

A investigação centrou-se em mulheres na pós-menopausa, mas Keren Papier acredita que os efeitos protetores do cálcio podem aplicar-se também a homens e pessoas mais jovens.

"O cálcio pode proteger contra o cancro colorretal ao ligar-se aos ácidos biliares e ácidos gordos, o que ajuda a reduzir as hipóteses de desenvolver cancro."

Leia Também: Acontece-lhe sempre isto depois de comer? Cuidado, pode ser doença grave

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas