O consumo de leite continua a dividir opiniões. Uns dizem que faz bem, outros que não se deve beber. Afinal, em que é que ficamos?
Ao portal SportLife, a nutricionista Sueli Longo, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, começa por lembra que o ser humano é o único mamífero que toma bebe após a amamentação. Segundo a especialista, um copo de 200 mililitros de leite contém aproximadamente 244 miligramas de cálcio e 6,4 gramas de proteína, o que configura uma oferta maior que 10% da recomendação de ingestão diária dos dois nutrientes para todas as faixas etárias numa única porção do alimento.
Leia Também: Há um tipo de leite que pode ajudar a diminuir o risco de doenças mentais
Citando um estudo feito pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, refere que juntar café ao leite duplica as propriedades anti-inflamatórias nas células imunes. A combinação de polifenóis, encontrados no café, com a cisteína, proteína presente no leite, potencia os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios desta combinação.
A nutricionista Sueli Longo acrescenta ainda que o leite é recomendado no pós-treino, pela quantidade de proteínas, vitaminas e minerais.
Leia Também: De bestial a besta. Afinal, precisamos ou não de beber leite?