De lado, mais aconchegado, de barriga para cima ou até para baixo. A posição em que dorme não está apenas relacionado com o conforto que possa sentir. Pode também dizer muito sobre a sua saúde.
O 'website' Well+Good falou com especialistas e do sono, como Aarti Grover, e psicólogos, como Jennifer Martin e Shelby Harris, para perceber o que as várias posições em que dorme podem dizer sobre a sua saúde.
Começam por dizer que quem dorme de cortas ou de barriga para baixo pode ter uma propensão maior para vir a ter demência ou Alzheimer. "Estudos indicam que o cérebro pode ter de trabalhar mais horas para limpar algumas proteínas que podem ser problemáticas e afetar a cognição", diz Aarti Grover.
Por outro lado, pessoas que dormem de costas podem vir a ter apneia do sono ou ressonar. São condições que podem piorar a qualidade do sono e levar a mudanças na saúde mental.
"Dormir em posição fetal tem sido associado a pessoas que têm ansiedade e precisam de conforto", continua Aarti Grover. Já Jennifer Martin cita um estudo da National Sleep Foundation que mostrou que dormir de costas está relacionado com uma maior probabilidade de vir a ter pesadelos.
Explicam ainda que se sentir que está a dormir numa nova posição e que isso afeta a sua saúde mental, o melhor é falar com o seu médico para juntos chegarem a alguma conclusão.
Leia Também: Sono profundo não só descansa como "limpa" a mente, diz estudo