"O cancro que se desenvolve no cólon ou no reto, pelas suas numerosas características comuns, é muitas vezes designado cancro colorretal. Apesar de ser um dos mais fáceis de prevenir, o cancro colorretal é o segundo cancro mais mortífero no mundo ocidental", revela o 'website' do Hospital da Luz.
Desta forma, importa estar atento aos sinais. Ao jornal Metro, um médico revelou um dos principais sinais a que deve estar atento. "Se sentir dor abdominal logo após as refeições, consulte o seu médico de família o mais rápido possível", revela Robin Clark.
"Não adie. O diagnóstico precoce realmente pode salvar vidas", avisa o médico. "As pessoas devem estar cientes do que é normal em si, perceber se existe uma alteração inexplicável ou persistente."
Também notar se tem sangue nas fezes sem motivo ou se perde peso sem uma razão aparente são outros dos sintomas a que deve estar atento. "É fundamental normalizar as conversas sobre fezes para que as pessoas deixem de se sentir envergonhadas e percebam os sintomas."
Leia Também: Cancro colorretal. Há quatro sinais que não deve (mesmo) ignorar