São vários os hábitos que tem no dia a dia que podem acabar por afetar o cérebro e a sua memória. À revista Parade, neurologistas deixaram o aviso para uma prática comum que acaba por trazer várias consequências.
Em causa está o 'multitasking', o ato de fazer várias coisas ao mesmo tempo no trabalho. Seja, por exemplo, enviar e-mails ao mesmo tempo que participa em reuniões, ou trabalhar enquanto ouve um podcast. Deixam o aviso para repensar a forma como trabalha.
"Existem partes do cérebro dedicadas a realizar atividades específicas que só podem fazer uma tarefa por vez, embora possa haver frações de segundo entre quando uma é concluída e outra é iniciada", começa por dizer Jeffrey Portnoy.
Quando está em 'multitasking', o cérebro acaba por alternar entre várias tarefas rapidamente. "Embora tecnicamente esteja a fazer apenas uma coisa de cada vez, consegue retomar as tarefas mais facilmente e desperdiçar o mínimo de tempo, o que faz parecer que faz várias coisas ao mesmo tempo."
Já Muhammad Arshad explica que o cérebro não está capacitado para realizar várias tarefas em simultâneo. "O 'multitasking' pode parecer eficiente, mas pode realmente levar mais tempo no final e envolver mais erros. Breves bloqueios mentais entre tarefas podem custar até 40% do tempo produtivo."
Jeffrey Portnoy diz ainda que pode provocar mais stress, levar à exaustão e até diminuir o seu desempenho.
Leia Também: O que um neurocirurgião come sempre de manhã para fortalecer o cérebro