"Rodrigo Mora não é um jogador fugaz, mas sim uma certeza"

Chaínho teceu rasgados elogios ao jovem médio do FC Porto, em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto. Destaca as qualidades do número 86 dos azuis e brancos e alerta para o facto de os adeptos não colocaram demasiada pressão num jogador de apenas 17 anos, em estreia na equipa principal.

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
02/04/2025 07:13 ‧ ontem por Luis Júnior

Desporto

Exclusivo

Com apenas 17 anos, Rodrigo Mora chegou à equipa principal do FC Porto, então pela mão de Vítor Bruno. Depois de um início de temporada ainda na equipa secundária portista, que compete na II Liga, o talentoso médio criativo rapidamente evidenciou a sua qualidade sendo, neste momento, uma das peças-chave do xadrez de Martín Anselmi, novo técnico dos dragões.

 

Em 2024/25, já soma 1561 minutos distribuídos por 30 jogos, com seis golos e três assistências. Frente ao Estoril, na 27.ª jornada do campeonato, o número 86 marcou o golo do triunfo (2-1) sobre o Estoril, deixando, praticamente, toda a gente rendida ao seu talento. No final da partida, Martín Anselmi garantiu que "vai cuidar" da jovem pérola do Dragão.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Chaínho mostrou-se agradado com a emergência de mais um valor no futebol nacional.

"O Rodrigo Mora não é um jogador fugaz, mas sim uma certeza. Sei que estamos a falar de um miúdo de 17 anos, mas há coisas que não enganam, sobretudo para quem andou lá dentro, como eu. Falei com antigos treinadores dele na formação do FC Porto e nas camadas jovens da seleção nacional e todos eles transmitem-me um feedback positivo. Não é por acaso que sempre jogou em escalões acima da idade dele. Revela uma maturidade muito grande e tem de ser alguém especial para se impor num conjunto como o FC Porto, que está obrigado a lutar por títulos. É uma das boas notícias da época", salientou o antigo médio dos dragões, elogiando a postura do jogador em campo.

"Não é arrogante. Não está sempre a gesticular com os braços quando as coisas não correm bem e sabe ouvir os companheiros, algo que é muito importante no começo de uma carreira", destacou.

Com um pouco mais de 1,68 metros de altura, Rodrigo Mora tem sido comparado a nomes como João Vieira Pinto, antigo avançado de Benfica e Sporting, e João Félix, atualmente no AC Milan, cedido pelo Chelsea. Chaínho deu a sua opinião.

"Não há cópias. Obviamente, que ele tem traços técnicos que lembram o João Vieira Pinto, mas prefiro não ir por aí. O Rodrigo tem as suas virtudes, nomeadamente no espaço curto, no toque de bola fino e diferenciado naqueles poucos metros de retângulo. Ele vai fazer o seu caminho, vai crescer ainda a nível físico e muscular, mas o mais importante já tem: o entendimento do jogo. Com o tempo, vai aprimorar os aspetos menos fortes do seu jogo", frisou o agora comentador de desporto da Sport TV.

No domingo, Rodrigo Mora deverá ser aposta de Anselmi no Clássico frente ao Benfica, na 28.ª jornada. "Não vai sentir a pressão. Isso só acontece nos primeiros jogos, quando estás a dar os primeiros passos nos séniores. A partir de então, só deverás sentir nervosismo, que faz parte da essência do atleta. As pessoas têm de ter perceber que o Rodrigo não é o salvador do FC Porto aos 17 anos, é sim um elemento importante no processo ofensivo da equipa. Vai ser um bom teste para ele contra um adversário bastante capaz", finalizou o médio, que realizou mais de 100 jogos pelos azuis e brancos entre 1998 e 2001, tendo conquistado uma Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça nesse período.

Leia Também: Bruno Lage deixa André Villas-Boas sem resposta: "Lamento..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Haaland avisa: "Eu estarei de volta"

Manchester City

Haaland avisa: "Eu estarei de volta"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2765
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2723
17Farense2717
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Mercado automóvel

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas