"Sporting tem de justificar o favoritismo em campo. Não é com palavras"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o antigo treinador do clube de Alvalade fez o lançamento do jogo da Taça de Portugal contra o Rio Ave, de quinta-feira, vincando que os leões têm de justificar em campo o favoritismo para esta meia-final da competição.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
01/04/2025 07:48 ‧ ontem por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O Sporting volta a entrar em campo na quinta-feira. O Estádio de Alvalade recebe, a partir das 20h15, um duelo com o Rio Ave, relativo à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal. É o terceiro confronto entre as duas equipas na presente temporada desportiva.

 

Nas duas anteriores partidas, o conjunto leonino foi mais forte e venceu duas vezes para o campeonato. 3-1 no arranque da I Liga em agosto do ano passado e 0-3 em Vila do Conde no mês de janeiro. Este terceiro 'assalto' será já para a prova-rainha do futebol luso.

E também não faltam duelos entre leões e rioavistas na Taça de Portugal. Sporting e Rio Ave mediram forças em cinco ocasiões nesta competição, com três triunfos para os verde e brancos, um empate e uma vitória para o emblema de Vila do Conde.

Um dos elementos presentes numa das últimas vitórias do Sporting diante do Rio Ave em jogos da Taça de Portugal foi Otávio Machado. O antigo treinador orientou leões num duelo da quarta eliminatória em dezembro de 1996. Na altura, o conjunto verde e branco venceu no prolongamento em Vila do Conde e Paulo Alves marcou dois golos no tempo extra.

Em entrevista exclusiva concedida ao Desporto ao Minuto, Otávio Machado fez uma antevisão a esta eliminatória da Taça de Portugal, que será concluída com um encontro em Vila do Conde a 22 de abril, recordando as dificuldades que viveu em Vila do Conde em 1996.

"São sempre jogos difíceis. Querendo ou não, todas as equipas querem estar presentes naquela que é a festa do futebol. O Rio Ave já esteve, inclusive, numa final da Taça. Foram duas equipas motivadas, desejosas de dar um passo o rumo à final. O Sporting acabou por ganhar bem e com justiça. Foi um jogo difícil contra o Rio Ave, como são todos lá, que queria estar na final da Taça. A Taça é um objetivo de todas as equipas. Foi um jogo a eliminar e o fator casa contou. O Sporting acabou por ultrapassar um obstáculo enorme a caminho da final", começou por dizer o antigo treinador, referindo que a eliminatória vai acabar por ser resolvida no jogo da segunda mão.

"Hoje em dia procura-se a vantagem confortável, mas não é fácil porque do outro lado está uma equipa que, efetivamente, tem como objetivo principal chegar à final da Taça. É um jogo a duas mãos. O Sporting tem tido, fruto da competitividade, do nível de exigência e das viagens dos jogadores à seleção, um desgaste maior. Apesar disso, tem de jogar para ganhar. Se possível com um resultado dilatado, embora eu não acredite já em resultados muito dilatados. Nesta fase da competição, o Sporting, apesar das lesões, das ausências dos jogadores influentes e das mudanças de treinador, continua em primeiro lugar. Agora tem de olhar para esta meia-final como um jogo para materializar aquilo que é um dos seus objetivos da época e que é ganhar a Taça de Portugal", vincou Otávio Machado.

Questionado sobre a perspetiva para este encontro de quinta-feira em Alvalade, o antigo jogador, de 75 anos, prevê duas equipas a lutar pelo objetivo de chegar à final da Taça.

"Espero que o Sporting seja o Sporting que tem sido. Tem um treinador que tem estado a justificar o porquê da sua contratação, com o nível de exigência elevado, um discurso muito realista, adaptado às circunstâncias e àquilo que são as prioridades do clube. O Sporting vai tentar ganhar perante o seu público. Há alguns regressos de castigo. A eliminatória vai decidir nos dois jogos. Não tenho muitas reservas em relação a isso", vincou o ex-técnico.

Otávio Machado frisou que o Sporting tem de justificar em campo o facto de ser o favorito a chegar à final que será realizada no Jamor.

"O Sporting tem que justificar em campo aquilo que é o favoritismo que lhe é atribuído e tem de assumir este favoritismo. Não é com palavras que isso se faz, é na prática. E tem que ter a consciência de que vai ter um adversário que vai lutar pelo mesmo objetivo, que vencer a Taça de Portugal", referiu o antigo treinador leonino, antes de ressalvar que o Sporting tem de fazer de tudo para vencer já em Alvalade.

"Primeira mão em casa? É uma questão do campo teórico. Foi um sorteio e tem de se aceitar como ele está. Mas sobretudo é necessário perceber que do outro lado está uma equipa que persegue os mesmos objetivos, que pensa ter a segunda mão em casa e que vai fazer tudo para que a eliminatória se resolva em Vila do Conde. O objetivo do Sporting tem de ser conquistar o melhor resultado possível", finalizou.

Leia Também: 'A meio gás'. Sporting inicia 'operação Taça' após triunfo na Reboleira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ministério Público recorre da absolvição de Dani Alves

Espanha

Ministério Público recorre da absolvição de Dani Alves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2723
17Farense2617
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Mercado automóvel

Estas foram as 10 marcas de automóveis mais vendidas em março

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas