Portugal vai (novamente) a votos no dia 18 de maio e os dois principais partidos nacionais já revelaram as listas - por círculo eleitoral - que levarão às eleições legislativas antecipadas. Mas sabe quem a AD - Coligação PSD/CDS e o PS indicaram como cabeças de lista no seu distrito? Fique a par.
A Coligação - que governou o país no último ano -, apostou em onze ministros para cabeças de lista, com destaque para Luís Montenegro em Aveiro. Neste círculo eleitoral há um frente a frente 'decisivo', uma vez que Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, voltará a ser o 'número 1' no distrito pelos socialistas.
Em relação a 2024, dos 20 círculos anunciados, o PSD repete nove cabeças de lista no mesmo círculo: Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Fora da Europa.
Vamos a nomes. Quem encabeça as listas pela AD?
A AD - Coligação PSD/CDS avançou com o ministro da Economia, Pedro Reis, para cabeça de lista a Castelo Branco, com a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a encabeçar a lista de Coimbra.
Por sua vez, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, será o número um do círculo de Lisboa, enquanto o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, concorrerá por Viseu.
O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, surge como cabeça de lista pelo círculo do Porto e Ana Paula Martins, ministra da Saúde, encabeça o círculo de Vila Real.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, concorre pelo círculo da Europa e a ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho, é a número um por Faro.
A ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, será cabeça de lista por Leiria e o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, por Portalegre. Já o ministro da Educação, Fernando Alexandre, é o número um do círculo de Santarém.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, vai encabeçar a lista do PSD do círculo de Viana do Castelo, tal como nas Legislativas de 2024. Já o secretário-geral do PSD e líder parlamentar, Hugo Soares, volta a concorrer pelo círculo de Braga.
Depois de ter deixado o cargo de secretário do Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território envolto em polémica, Hernâni Dias regressa como cabeça de lista pelo círculo de Bragança.
Também se repetem como cabeças de lista Gonçalo Valente, em Beja, José Cesário pelo círculo fora da Europa, Dulcineia Moura pela Guarda e Teresa Morais por Setúbal.
Francisco Figueira será cabeça de lista por Évora, substituindo Sónia Ramos, que vai ser candidata autárquica a Estremoz.
Distrito a distrito:
- Aveiro - Luís Montenegro
- Beja - Gonçalo Valente
- Braga - Hugo Soares
- Bragança - Hernâni Dias
- Castelo Branco - Pedro Reis
- Coimbra - Rita Alarcão Júdice
- Évora - Francisco Figueira
- Faro - Maria Graça Carvalho
- Guarda - Dulcineia Moura
- Leiria - Margarida Balseiro Lopes
- Lisboa - Joaquim Miranda Sarmento
- Portalegre - Manuel Castro Almeida
- Porto - Paulo Rangel
- Santarém - Fernando Alexandre
- Setúbal - Teresa Morais
- Viana do Castelo - José Pedro Aguiar-Branco
- Vila Real - Ana Paula Martins
- Viseu - António Leitão Amaro
- Região Autónoma dos Açores - Paulo Moniz
- Região Autónoma da Madeira - Pedro Coelho
- Europa - José Manuel Fernandes
- Fora da Europa - José Cesário
E os nomes do PS...
O Partido Socialista apresenta-se a estas eleições com mudanças em 12 dos 22 cabeças de lista - quando comparado com as últimas Legislativas.
Os socialistas vão apresentar o deputado Pedro Delgado Alves como cabeça de lista por Coimbra, voltando o líder socialista, Pedro Nuno Santos, a ser número um por Aveiro e Mariana Vieira da Silva por Lisboa.
Para o círculo eleitoral de Santarém - que nas últimas eleições foi encabeçada pela líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, agora candidata à Câmara de Lisboa - a escolha recaiu no vice-presidente do Parlamento Marcos Perestrello.
Em Setúbal, a lista será encabeçada pelo deputado e ex-secretário de Estado António Mendonça Mendes, que ocupa o lugar deixado pela agora eurodeputada Ana Catarina Mendes.
Na lista dos 'repetentes' das últimas eleições, constam a vice da bancada e ex-ministra Marina Gonçalves (Viana do Castelo), o antigo líder parlamentar Eurico Brilhantes Dias (Leiria), o ex-secretário de Estado Nuno Fazenda (Castelo Branco), Luís Dias (Évora), Jamila Madeira (Faro), Francisco César (Açores) e Elza Pais (Viseu).
Em Vila Real, a lista será este ano liderada por Rui Santos, atual presidente da câmara, e, na Guarda, por Aida Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Fundação Côa Parque.
Mexidas também em Bragança, assumindo agora o topo da lista a atual presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues. Em Beja, o regresso do antigo deputado Pedro do Carmo e, em Portalegre, do também ex-deputado Luís Moreira Testa.
Entre as novidades está a Madeira, que nas últimas Legislativas teve à frente Paulo Cafôfo, recentemente derrotado nas eleições regionais da Madeira, e agora terá como cabeça de lista Emanuel Câmara, atualmente presidente da Câmara do Porto Moniz.
Os círculos da emigração sofreram ambos alterações e será candidata pela Europa Emília Ribeiro e, por Fora da Europa, Vitor Silva.
Mas as listas do PS não foram aprovadas sem um 'caso'. O deputado Sérgio Sousa Pinto, em quarto lugar na lista por Lisboa aprovada em Comissão Política Nacional, comunicou esta quinta-feira de manhã ao secretário-geral do PS que recusou ser candidato, confirmou à Lusa fonte da direção do PS.
Distrito a distrito:
- Aveiro - Pedro Nuno Santos
- Beja - Pedro do Carmo
- Braga - José Luís Carneiro
- Bragança - Júlia Rodrigues
- Castelo Branco - Nuno Fazenda
- Coimbra - Pedro Delgado Alves
- Évora - Luís Dias
- Faro - Jamila Madeira
- Guarda - Aida Carvalho
- Leiria - Eurico Brilhante Dias
- Lisboa - Mariana Vieira da Silva
- Portalegre - Luís Moreira Testa
- Porto - Fernando Araújo
- Santarém - Marcos Perestrello
- Setúbal - António Mendonça Mendes
- Viana do Castelo - Marina Gonçalves
- Vila Real - Rui Santos
- Viseu - Elza Pais
- Região Autónoma dos Açores - Francisco César
- Região Autónoma da Madeira - João Emanuel Silva Câmara
- Europa - Emília Ribeiro
- Fora da Europa - Vítor Silva
De salientar que a marcação de eleições legislativas antecipadas para 18 de maio fixa o prazo limite de entrega de listas de deputados em 7 de abril e o período de campanha oficial entre 4 e 16 de maio.
Leia Também: Sérgio Sousa Pinto pediu para sair de lista de candidatos do PS