Em comunicado, o município refere que no próximo dia 14 serão conhecidas as propostas apresentadas ao concurso público internacional para a construção do equipamento, que servirá cerca de 42 mil utentes.
O investimento será comparticipado em cerca de 5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
O novo centro de saúde de Barcelos vai ter 32 gabinetes médicos e 20 gabinetes de enfermagem, a que se juntam gabinetes para formandos, gabinetes técnicos, salas de tratamento, salas de espera e espaços de receção e secretaria.
O edifício terá três pisos acima da cota de soleira e dois abaixo.
Nos pisos superiores, ficarão instalados os equipamentos e serviços de saúde e os dois pisos subterrâneos são destinados a estacionamento, tendo capacidade para cerca de 140 automóveis, a que se juntam mais 50 lugares no exterior.
Além do edifício, o projeto contempla uma nova praça, que permitirá fazer uma transição de cotas entre a zona do cemitério e a nova zona habitacional a norte, requalificando parte da rede de espaços públicos.
Ao mesmo tempo, desenvolve uma área de estar com zona verde para servir o centro de saúde e também toda a nova área habitacional que se prevê para a envolvente próxima.
O projeto foi hoje apresentado à secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, a quem o município "sensibilizou" para a necessidade de reforçar a comparticipação no investimento.
Leia Também: Ministério "reitera confiança" na atual administração da ULS Barcelos/Esposende