O Wegovy, um novo medicamento que tem como objetivo combater a obesidade e que tem a mesma substância ativa do famoso Ozempic, deve chegar às farmácias portuguesas já na próxima semana, no dia 7 de abril.
Segundo o Público, o medicamento injetável pode ser prescrito a partir desta terça-feira, 1 de abril, e a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk já começou a comercialização e o abastecimento dos armazenistas. Assim, espera-se que o medicamento chegue às farmácias no dia 7 de abril.
O Wegovy não terá comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao contrário do que acontece com o Ozempic, e terá um custo mensal de 244,80 euros. Os dois medicamentos têm a mesma substância ativa - semaglutido - mas a dosagem do Wegovy é de 2,4 mg, menor do que a do Ozempic.
O Ozempic, sublinhe-se, é usado no tratamento da diabetes tipo 2, para o qual é comparticipado desde maio de 2021, mas revelou-se também eficaz na perda de peso em adultos obesos ou com excesso de peso com problemas de saúde associados, uma vez que suprime o apetite, o que levou a uma grande procura em vários países, incluindo Portugal.
No entanto, a dinamarquesa Novo Nordisk acredita que não haverá constrangimentos no fornecimento do seu medicamento e que a “quantidade será suficiente para as necessidades”.
Para já, o Wegovy é comercializado na Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido, Suécia, Suíça, Estados Unidos da América, Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos.
O Notícias ao Minuto questionou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - Infarmed para obter mais informações sobre a comercialização do medicamento em Portugal, mas, até ao momento, não foi possível obter resposta.
Leia Também: Em rutura de stock, Infarmed autoriza rotulagem em checo do Ozempic