Criado Centro de Responsabilidade Integrada de Diabetes e Obesidade

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai criar o Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), dedicado ao tratamento da obesidade e diabetes, a par do Centro de Tratamento à Obesidade Mórbida, foi hoje anunciado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
01/04/2025 17:57 ‧ ontem por Lusa

País

ULS Médio Tejo

A criação do CRI de Obesidade e Diabetes tem como objetivo "obter ganhos em saúde, colocando o utente na centralidade de cuidados abrangentes", desde o diagnóstico até à prevenção e ao tratamento de complicações, indicou, em comunicado, o Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas (distrito de Santarém).

 

O projeto, cuja especialidade está centrada na unidade hospitalar de Tomar e com consultas externas, a partir de hoje, nos três hospitais da ULS - em Abrantes, Tomar e Torres Novas -, prevê também o aumento do acesso dos utentes através de telemedicina, bem como, entre outras medidas, "o aumento significativo da colocação de sistemas de perfusão contínua de insulina ("bombas de insulina" de última geração).

Notando que em Portugal a prevalência de obesidade tem "aumentado constantemente", com um "número crescente de adultos e crianças a serem afetados", a ULS refere que esta tendência, combinada com o envelhecimento da população, contribui para o aumento da prevalência de diabetes".

Nesse sentido, indica, a resposta a estes problemas de saúde pública "exige uma abordagem integrada, que inclua a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento contínuo".

Para a ULS Médio Tejo, o novo CRI representa um "passo importante nesta direção", ao reunir uma equipa de profissionais de saúde que inclui médicos das especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Nefrologia, em "estreita colaboração" com os serviços de Psiquiatria, Oftalmologia e Fisiatria, enfermeiros especializados em diabetes, nutricionistas, psicólogos e podologista.

"Com esta equipa multidisciplinar e abordagem integrada, poderemos oferecer um cuidado mais eficaz, completo e em condições de equidade aos doentes com diabetes e obesidade da nossa região", afirma a diretora do CRI, Cristina Gonçalves, citada na nota informativa, sublinhando que o mesmo "representa um passo importante para melhorar a saúde e o bem-estar" da comunidade.

Desde a sua criação, a ULS Médio Tejo contratualizou quatro CRI distintos com equipas multidisciplinares de profissionais de saúde da instituição: de Ortopedia (em outubro de 2023), de Saúde Mental (em julho de 2024), o de Cirurgia de Ambulatório (em outubro de 2024) e, agora, o de Obesidade e Diabetes.

A ULS Médio Tejo dá resposta direta a cerca de 169.270 utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei, concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco. A estrutura possui três hospitais: Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas entre si por cerca de 30 quilómetros.

Leia Também: Obesidade aumenta o risco de 16 problemas de saúde, revela estudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas