Idosa salva por agentes da PSP após incêndio em casa. Filho agradece

A senhora de 85 anos encontrava-se no quarto quando começou a "ser visível a presença de chamas e fumo denso".

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
01/04/2025 14:03 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Metropolitano de Lisboa partilhou nas suas redes sociais a mensagem de um filho que agradeceu aos agentes o que fizeram pela sua mãe após ter deflagrado um incêndio na sua habitação, no dia 28 de fevereiro.

 

"Não consigo ficar indiferente ao que aconteceu. No passado dia 28 de fevereiro, cerca das 15h30, deflagrou um incêndio na habitação da minha mãe. Ora a minha mãe, mora numa das ruas principais de acesso à 75.ª Esquadra - Caneças", pode ler-se na publicação.

E continua: "Valeu-nos os polícias que Portugal tem! Um agente da Polícia de Segurança Pública (que não consigo identificar) que iria entrar de serviço e que passou no local, verificou que a casa se encontrava claramente em chamas, tendo ido, de imediato, à esquadra (alguns metros acima), chamar os restantes colegas para auxiliar".

O filho da senhora acrescenta ainda que, "antes da chegada dos meios dos bombeiros, os agentes principais Jorge António e Vieira foram alertados pelos mirones que a minha mãe se encontrava no quarto" e conta que, de imediato, "os agentes com recurso ao extintor da sua viatura tentaram entrar na habitação, arrombando a porta principal, mas o incêndio já se havia propagado à sala por onde se faz o acesso ao exterior, não sendo possível a sua introdução no interior". 

"A situação estava calma, pois já tinham conseguido obter contacto visual com a minha mãe que já se encontrava junto à janela, conseguindo garantir que estava bem".

No entanto, "a certa altura", começou a "ser visível a presença de chamas e fumo denso no quarto", tendo a situação mudado "por completo" com a senhora "a correr risco de vida". 

"Rapidamente, os senhores da obra em frente fizeram chegar uma escada e os agentes que mencionei arvoraram a escada junto à janela do quarto da minha mãe. A minha mãe já conta com 85 anos e não conseguia alçar a perna para sair, foi então que o agente Vieira num ato de bravura subiu e entrou no quarto retirando a minha mãe do seu interior. Reforçar que o incêndio se propagava a uma velocidade exorbitante e as chamas eram visíveis no exterior. Foi então nesse momento que a minha mãe foi resgatada pelo agente Vieira com o forte auxílio do agente Jorge António que a desceram pela escada que tinha sido fornecida, salvaguardando assim a integridade física da minha mãe", continua. 

O filho diz ainda que tendo em conta "a forma como a casa ficou" e as "proporções que o incêndio rapidamente tomou", não tem dúvidas de que a sua mãe "não teria resistido sem a crucial intervenção dos agentes", salientando que "prova disso foi necessidade que o agente Vieira teve de ser assistido e transportado para o hospital, a fim de ser observado". 

"Um obrigado nunca será suficiente para agradecer o que estes agentes fizeram por nós! Esta é sem dúvida a nossa Polícia de Segurança Pública, os agentes em quem podemos confiar! Obrigado Esquadra de Caneças, obrigado Polícia de Segurança Pública", lê-se no final da nota. 

Leia Também: PSP salva de mulher de se afogar em lago em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas