Pelo menos duas famílias portuguesas foram afetadas pelos incêndios em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. A informação foi avançada pela RTP, e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
A mesma fonte apontou que se trata de "duas famílias cujas casas terão ardido". Questionada quanto ao estado de saúde ou sobre quantas pessoas foram afetadas, fonte da tutela disse que, para já, está é a única informação que estava "em condições" de avançar.
Já esta tarde, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi confrontado pelos jornalistas, em Lisboa, com esta informação: "Tive conhecimento. Não tenho ainda pormenores. Vou tentar obtê-los entre hoje e amanhã. Sei que entidades, quer diplomáticas, quer consulares, estão em cima do acontecimento", respondeu.
Na quinta-feira, o ministério tinha falado sobre a situação em Los Angeles, garantindo que Portugal "acompanhava" a situação através do Cônsul Honorário de Portugal em Los Angeles. No entanto, já ontem a tutela dava conta de que "havia registo de cidadãos portugueses residentes na zona afetada".
"Portugal pôs os nossos meios à disposição dos EUA"
Recorde-se que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou, esta sexta-feira, estar a acompanhar "com profundo pesar e plena empatia" a situação no estado da Califórnia, oferecendo a ajuda de Portugal.
"Acompanho com profundo pesar e plena empatia a devastação dos incêndios na Califórnia", começou por referir na rede social X.
"Com total solidariedade, Portugal pôs à disposição dos Estados Unidos os nossos meios humanos e técnicos de combate aos incêndios, na medida que possam ser úteis ao nosso aliado", acrescentou.
Acompanho com profundo pesar e plena empatia a devastação dos incêndios na Califórnia. Com total solidariedade, Portugal pôs à disposição dos Estados Unidos os nossos meios humanos e técnicos de combate aos incêndios, na medida que possam ser úteis ao nosso aliado.@POTUS…
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) January 10, 2025
Pelos menos dez pessoas morreram na sequência destes incêndios, que já obrigaram cerca de 150 mil pessoas a abandonar as suas casas. Estes incêndios já foram considerados "um dos desastres naturais mais destrutivos da História do condado de Los Angeles".
O bairro de Palisades é uma das zonas afetadas. É aqui que muitas estrelas do mundo da música e do cinema moram, incluindo Jennifer Aniston, Bradley Cooper, Eugene Levy, Tom Hanks, Rita Wilson, Reese Witherspoon, Adam Sandler, Michael Keaton e James Woods, entre outros.
[Notícia atualizada às 19h20]
Leia Também: Fogos em Los Angeles? "Portugal pôs os nossos meios à disposição dos EUA"