A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, esta sexta-feira, que deteve o "carteirista mais antigo de Lisboa", conhecido como 'Zé do Porto'.
Em comunicado, enviado às redações, a autoridade revelou que o suspeito, de 62 anos, é o "último carteirista nacional ainda remanescente e a atuar nas carreiras e elétricos turísticos da cidade de Lisboa" e foi "condenando recentemente à pena de quatro anos de prisão efetiva após ser investigado" por mais de 20 furtos qualificados.
"Este carteirista conhecido a longa data, andou a ser investigado em território nacional português, é sobejamente conhecido e com uma ampla pegada criminal (que já lhe motivou inclusive pesadas passagens em ambiente criminal) neste tipo de crime, tendencialmente contra turistas, nas carreiras e elétricos, outrora conhecido como o Rei dos Elétricos de alcunha 'Zé do Porto'", lê-se na nota.
O homem acabou por ser detido "após uma investigação, que teve início em 2019, e após o términus dos recursos passíveis" e irá cumprir a pena de quatro anos de prisão.
Segundo a PSP, o homem foi "responsável, nos últimos anos, por dezenas de furtos qualificados e por diversas investigações", fazendo deste ilícito o seu 'modus vivendi'".
Leia Também: Câmara de Loures vai adquirir seis viaturas para entregar à PSP